20 fatos que você aprendeu errado na sua vida e nem imaginava



Você já aprendeu muitas coisas na vida, não é mesmo?
E se eu te disser que algumas delas estão erradas?
Confira agora 20 fatos que você aprendeu errado na sua vida e nem imaginava:


1 – As centopeias têm cem patas
Não há qualquer registro de um exemplar do pequeno animal que tenha esse exato número de pernas. O total real costuma variar entre 15 e 191 pares.


2 – Avestruzes enterram a cabeça quando se sentem em perigo
O historiador romano Plínio foi o primeiro viajante a avistar as grandes aves com a cabeça sob a terra, dando origem ao mito. No entanto, a verdade é que esses animais não fazem isso para se esconder de predadores, mas sim cavam buracos com seus bicos para poderem criar ninhos para seus ovos.


3 – Só existem três estados para a matéria
Na escola, todos aprendemos que a matéria se divide entre os estados sólido, líquido e gasoso, enquanto alguns de nós é ensinado que também existe um quarto estado, o plasma. Na realidade, atualmente já foram descobertos quinze estados físicos, sendo que alguns têm nomes grandiosos como perfil de ionosfera e condensado de Bose-Einstein. Cabe ressaltar, no entanto, que alguns deles só são detectados em condições experimentais extremas.


4 – O planeta Marte é vermelho
Na realidade, ainda não sabemos qual a cor real do nosso gigante vizinho, sendo que ele poderia muito bem ser marrom, laranja ou até amarelo. O que conhecemos de fato é que sua aparência avermelhada quando visto através de um telescópio se deve ao grande acúmulo de poeira em sua atmosfera.


5 – Dormir rodeado de plantas é perigoso
O fato das plantas consumirem oxigênio durante a noite e liberarem gás carbônico leva muitas pessoas a acreditar que dormir com os vegetais vivos no quarto pode ser prejudicial á saúde. No entanto, a quantidade de gás emitido é tão pequena que uma pessoa teria que dormir cercada por um verdadeiro pomar em um ambiente hermeticamente fechado para sofre alguma consequência.


6 – O champanhe é francês
Embora a invenção da bebida normalmente seja atribuída ao monge francês Dom Perignon, o fato é que os burgúndios, um povo germânico, já a conhecia havia um século quando a levaram para a França. Perignon merece crédito apenas por tê-la refinado.


7 – O Everest é a montanha mais alta do mundo
O pico tibetano mede “apenas” 8.848 metros, o que é pouco quando compara ao tamanho do Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. Embora apenas 4.205 metros do seu tamanho se projetem acima do nível do mar, a maior parte da estrutura (cerca de 6 mil metros) fica escondida embaixo da água do mar. No total, são quase 2 mil metros a mais que o Everest.


8 – Um dia tem 24 horas
A ciência cunhou a unidade de medida que usamos até hoje para mensurar o tempo, chamada “dia solar médio” – que de fato possui 24 horas exatas. No entanto, os astrônomos apontam que a duração de um “dia solar verdadeiro” varia ao longo do ano, podendo chegar até a 24 horas e 4 minutos.


9 – Os touros se irritam com a cor vermelha
Os animais das touradas são incapazes de distinguir o vermelho de outras cores, diferenciando apenas branco, preto e alguns tons de cinza. Portanto, o que realmente enfurece o bicho não é a cor da capa dos matadores, mas sim os movimentos ondulantes realizados pelos toureiros.


10 – Papai Noel vem de terras frias
Ainda que as imagens populares pintem o bom velhinho em seu trenó puxado por renas saindo de um ambiente quase polar, a verdade é que São Nicolau de Bari, o santo no qual a lenda é baseada, nasceu em Lycia, no país que hoje conhecemos como Turquia.


11 – A água não tem cor e sabor...
Somente a água destilada apresenta tais características. Tanto o líquido potável quanto o do mar possuem em sua composição íons que dão a ele um tom ligeiramente azulado em um sabor levemente adocicado e refrescante.


12 - ... e só entra em ebulição quanto atinge 100 ºC
Esse é, de fato, o ponto de ebulição da água, mas somente no nível do mar. Quanto maior a altitude, menor temperatura necessária para a água ferver.


13 – O animal mais comprido do mundo é a baleia azul
Mesmo que já tenham sido encontrados espécimes do grande mamífero marinho com 33 metros de comprimento, isso ainda é muito pouco perto do verdadeiro primeiro lugar. Ganha a disputa o longuíssimo Lineus, uma espécie de verme que pode chegar a até 40 metros de uma ponta à outra.


14 – O Universo é preto
Em 2002, Karl e Ivan Baldry Grazeburg, dois astrônomos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, fizeram uma medição das cores presentes na luz emitida por 200 mil galáxias. Os resultados levaram a conclusão de que a cor predominante no universo é, de longe, o bege.


15 – Pernalonga é um coelho
Na realidade, o famoso personagem da Warner foi baseado em lebres do gênero Lepus, que se diferenciam dos coelhos pelos seus olhos e orelhas maiores. Embora a inspiração fosse clara nos primeiros desenhos, intitulados “A Wild Hare” (“Uma Lebre Selvagem”, em tradução livre), o animal passou a ser chamado de coelho quando seu criador, Tex Avery, foi acusado de plágio pelo artista David Hare.


16 – O baseball foi inventado nos Estados Unidos
Surpreendentemente, o esporte na realidade foi criado em Cuba. Relatos dos primeiros marinheiros espanhóis a chegar à ilha em 1492 descrevem os nativos praticando um jogo chamado de batos. O passatempo consistia de bater em uma bola de resina com um tronco de madeira, acompanhado por uma dança chamada areito.


17 – O Saara é o maior deserto do mundo
Normalmente associamos a palavra deserto a temperaturas elevadas, o que leva à conclusão de que o gigante arenoso da África é o maior do mundo. Mas a verdade é que o primeiro lugar fica com a Antártida, com seus 14 milhões de quilômetros quadrados e precipitação média anual de 5 milímetros. Em comparação, o Saara possui área de 9,4 milhões de quilômetros quadrados e tem uma precipitação média anual de 127 mm.


18 - As Ilhas Canárias se chamam assim por causa dos pássaros
Segundo um historiados conhecido como Plinio el Viejo, a região foi batizada com esse nome em homenagem a dois cães mastins que o homens da Juba de Mauritania capturaram no local durante uma expedição.


19 – O primeiro animal no espaço foi a cadela Laika
Na verdade, o primeiro bicho vindo da Terra a desbravar o espaço foi uma mosca de fruta que os astronautas norte-americanos enviaram para fora de nossa órbita em um foguete V-2 capturado dos alemães.


20 – O número da besta é 666
Pesquisadores do Museu Ashmolean de Oxford voltaram a estudar os papiros de Oxyrhynchus, que contêm o texto original do Apocalipse de São João. Durante a pesquisa, eles descobriram que foram cometidos erros na tradução que conhecemos, entre os quais está confundir o número 616, que é citado pelo apóstolo como marca do Anticristo, com 666.

Tecnologia do Blogger.