8 mitos sobre seu corpo que você ainda acredita



Você é daquele tipo de pessoa que acredita em tudo que sua vó fala? Então é melhor ler essa matéria.
Confira agora 8 mitos sobre seu corpo que você ainda acredita:


8. MITOS  SOBRE A VITAMINA C
Ao contrário do que se acredita por aí, vitamina C não é inofensiva e consumi-la em excesso pode, sim, gerar problemas, como doenças respiratórias, gastrointestinais, cálculo renais e endurecimento de artérias. O limite recomendado diariamente varia de pessoa para pessoa, por isso, o ideal é perguntar ao médico. Além disso, nenhuma pesquisa científica até hoje comprovou que ela seja eficaz na prevenção à gripe. O que se sabe é que ela atua no sistema imunológico e ajuda a reduzir os sintomas da doença, bem como encurtar seu tempo de evolução. Outro mito é sobre a função antioxidante da vitamina C, que seria capaz de retardar o envelhecimento: infelizmente, nenhum estudo até hoje provou essa relação, então desconfie de cosméticos que incluam essa substância na fórmula.


7. LER NO ÔNIBUS PODE DESCOLAR A RETINA
Pode ficar tranquilo com a sua leitura na volta do trabalho. Ler no ônibus não descola a retina, mas, no máximo, causa tonteira. Isso acontece porque nesse momento você está mandando duas mensagens conflitantes para seu sistema nervoso: do ponto de vista central, você está parado lendo um texto; mas a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e manda avisar que você está em movimento. Isso gera uma confusão entre o cérebro e a visão que pode causar mal-estar e enjoo.


6. NADAR DEPOIS DE COMER FAZ MAL
Com risco de se afogar e vomitar, sempre ouvimos que é melhor não entrar na piscina de pança cheia. De fato, isso não é aconselhável, mas porque geralmente fazemos movimentos bruscos na água e nenhum exercício é recomendado após refeições. Além disso, toda a sua circulação sanguínea que deveria estar se concentrando no processo digestivo do seu corpo irá se deslocar para a epiderme, buscando regular a temperatura corporal, o que, muitas vezes, pode deixar-nos enjoados.


5. LER NO ESCURO OU VER TV DE MUITO PERTO FAZ MAL À VISTA
Nem um, nem outro é verdade. No máximo, essas práticas causam desconforto – o esforço de se ler sob luz fraca, nos faz contrair os olhos para melhorar a visão e pode dar dor de cabeça. Quanto a ver televisão de muito perto, esse mito teve origem nos anos 1960, quando alguns aparelhos de TV emitiam uma radiação que era prejudicial aos olhos. Hoje, isso não acontece mais.


4. CABELOS, PELOS E UNHAS CONTINUAM A CRESCER NOS CADÁVERES
Bizarro, mórbido e sem fundamento! Segundo um estudo, este mito tem base em um fenômeno biológico. Quando uma pessoa morre, o corpo desidrata e começa a secar. Esse processo cria uma retração na pele ao redor do cabelo e da unha, gerando uma impressão de aumento no comprimento.


3. VOCÊ PODE CURAR A RESSACA
“Tome vitamina C, água, sucos desintoxicantes…” e nenhum desses conselhos irá funcionar! Quando você bebe álcool demais, seu corpo está intoxicado pela substância e precisa justamente se esvaziar daquilo, desenvolver um processo de eliminação. Entupir seu corpo com várias coisas só vai piorar. Nesse momento, meu amigo, não há muito o que fazer – a maneira mais eficaz de evitar a ressaca é não consumir álcool ou fazê-lo com moderação, afirma o estudo.


2. O FRIO FAZ VOCÊ FICAR GRIPADO
Por mais que fiquemos gripados geralmente quando a temperatura abaixa, o que nos deixa doentes na realidade é a maior exposição ao vírus. Especula-se que casos de gripe e resfriado sejam mais comuns nos meses frios porque nesses períodos as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados e junto a outras, o que facilitaria a transmissão dos micro-organismos.


1. BARRIGA DE CHOPP NÃO EXISTE
Um estudo do Colégio Oficial de Médicos de Astúrias revela o que todos nós sempre sonhamos: a barriga de chope é um mito.
O consumo moderado da bebida, não engorda e reduz o risco de diabetes e hipertensão.

Tecnologia do Blogger.