15 curiosidades incríveis sobre os olhos



Os olhos são nossas janelas para o mundo e, para cumprirem essa tarefa, eles precisam realizar diversas coisas, passando por vários estágios. Eles são capazes de mostrar nossas origens em alguns casos. Por isso vamos conhecer um pouco mais sobre esses incríveis órgãos:


Mudando de cor
Você deve conhecer alguma pessoa que parece ter olhos que mudam de cor. Esse estranho fenômeno não é apenas uma impressão, pois nem sempre os mesmos pigmentos estão presentes na mesma quantidade no olhos. Assim, dependendo do dia e da iluminação, a cor dos olhos de uma pessoa pode variar. Isso é mais notável em pessoas com olhos claros.


Olhos azuis
A primeira pessoa a ter olhos azuis viveu há mais ou menos 10 mil anos atrás. Assim, se você tem os olhos dessa cor, acaba sendo, em algum nível, parente de todas as outras pessoas com olhos azuis no planeta.


Um grande amontoado
Quantas células você acha que tem no olho? Ele possui mais ou menos 100 milhões de células capazes de captar luz. Um décimo delas trabalha na captação da cor e o resto cuida mais do preto e do branco.


Cérebro mágico
Se você começasse a usar um óculos que lhe fizesse ver tudo de cabeça para baixo, em algum tempo seu cérebro se adaptaria e faria você enxergar da maneira certa. Isso ocorre porque ele já faz isso de verdade, pois a luz que captamos nos olhos é recebida de ponta cabeça, mas o cérebro faz o trabalho de virar a imagem.


Piscando
Nós piscamos em média 17 vezes por minutos, 14280 vezes por dia e mais ou menos 5 milhões de vezes ao ano.


“Num piscar de olhos”
Conhece essa expressão? Bom, ela é muito boa para determinar algo muito rápido, pois uma piscada é a coisa mais rápida que um músculo humano consegue fazer.


Você vai usar óculos
Em média, 95% da população mundial acaba tendo que usar óculos, principalmente depois dos 43 anos de idade. Isso ocorre porque, com o passar do tempo, nossos olhos perdem uma parte da habilidade de focar nas coisas.


Problemas em outro lugar
Normalmente quando enxergamos mal ou não conseguimos ver direito, colocamos a culpa nos olhos, mas nem sempre eles são os responsáveis. Muitos dos problemas de visão são, na verdade, reflexos de falhas no córtex de visão do cérebro, sendo assim, mesmo com os olhos em perfeito estado, a pessoa pode enxergar mal.


Rapidinho
Os olhos são uma das partes do corpo que consegue se regenerar mais rápido. Um pequeno machucado na córnea pode estar totalmente bom em apenas 48 horas.


Eles não sabem chorar
Apesar de bebes recém nascidos passarem o tempo todo chorando, eles não produzem lágrimas até que tenham alguns meses de vida.


Cuidando bem
Com o avanço da ciência, cada vez mais as doenças vão perdendo força. Hoje em dia mais de 80% de todos os problemas que podem atacar os olhos possuem cura ou podem ser evitados com tratamentos preventivos.


Mais curiosidades
- Até hoje não se conseguiu transplantar um olho, pois o nervo ocular é muito sensível; 
- O olho tem 2,5 centímetros de diâmetro e pesa menos de dez gramas; 
- Heterocromia é uma anomalia que faz a pessoa ter um olho de cada cor;
- Os músculos que controlam os olhos são os mais ativos do corpo humano; 
- Os olhos utilizam 2 milhões de "peças" para funcionarem.

Tecnologia do Blogger.