23 curiosidades engraçadas e nojentas sobre o corpo humano


Você gosta de curiosidades sobre o corpo humano? 
Então está no lugar certo, separamos para você 23 curiosidades "nojentas" sobre nosso corpo, e com imagens bem humoradas ilustrando.
Confira agora 23 curiosidades engraçadas e nojentas sobre o corpo humano:


Como a gente baba?
 Uma pessoa produz até 2 litros de saliva por dia (umas 6 xícaras de baba… Eca!). A saliva é produzida por glândulas da boca e mantém a região úmida, combatendo vírus ebactérias, além de ajudar na hora de engolirmos os alimentos. 
A produção de saliva também aumenta quando pensamos ou sentimos o cheiro de uma comidinha gostosa. Algo que dê água na boca!


Pra que serve a cera?
 Ter cera no ouvido nem sempre é sinal de falta de higiene. A cera, ou cerúmen, é produzida por glândulas e serve para proteger a região de poeira e de micro-organismosque podem causar infecções. 
Por isso, não se deve retirar toda a cera que existe dentro do ouvido. Limpe apenas a que fica pelo lado de fora.


O chulé é formado de que?
 Quando você usa tênis por muito tempo, os pés transpiram. Aí, bactérias e fungos que se alimentam de suor e de restos da pele fazem a festa, liberando substâncias fedidas. 
O cheiro fica abafado e, ao tirarmos o calçado, sai aquele fedor horrível!


Por que espirramos?
 O espirro é uma forma de defesa. Ele serve para eliminar do corpo bactérias, vírus e sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar – pelo nariz e também pela boca. 
Ao fazer isso, tudo o que está no caminho é expulso (inclusive meleca). Um espirro pode chegar a 150 quilômetros por hora. Que ventania!


Pra que serve o sangue?
 O sangue é responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio e gás carbônico) e pela defesa do organismo. 
Um adulto tem uns 200 mil quilômetros de veias,artérias e vasos, por onde passam cerca de 5 litros de sangue. Ele dá uma volta completa pelo corpo a cada minuto.


O estômago aumenta
 Quando vazio, o estômago tem um volume de 50 mililitros. 
Porém, ele pode aumentar a capacidade em 80 vezes se você comer sem parar. Isso equivale a 3 ou 4 litros de comida!


Pra que servem os pelos das sobrancelhas?
 Por dia, surgem uns dez fios novos nas suas sobrancelhas. 
Eles servem para que sujeiras e gotas de suor não caiam dentro dos olhos.


Como funciona o soluço?
 De repente, o corpo sacode e as cordas vocais produzem um ruído. Lá vem o soluço! Ele geralmente ocorre se comemos ou bebemos depressa. 
Então, o estômago incha, pressiona o nervo frênico (que fica na coluna vertebral) e altera o funcionamento do diafragma (responsável pela entrada e saída de ar). O soluço passa em alguns minutos. Mas o livro dos recordes registrou um que durou 57 anos!


Cabelos são quase indestrutíveis!
 Nós temos cerca de 100 mil fios de cabelo e cada fio cresce uns 20 centímetros por ano. 
E, acredite, o cabelo é quase indestrutível! Múmias de milhares de anos foram encontradas ainda com cabelos. Os fios só temem o fogo, capaz de destruí-los em segundos!


Quantos músculos nós temos!
 Temos 650 músculos com funções diferentes. 
Há muitos deles no rosto: só para sorrir usamos 17 músculos. E, para fazer uma cara bem feia, perto de 42.


Pra que serve o suor?
 O suor aparece sempre que sentimos calor ou praticamos esporte. Ele é produzido para resfriar o corpo, que precisa ficar com temperatura em torno dos 36,5 graus Celsius, para que tudo funcione bem. 
A maior parte do suor é composta de água e o mau cheiro vem de bactérias que vivem na pele.


As unhas das mãos crescem mais
 As unhas das mãos crescem quase 1 centímetro por mês, quatro vezes mais rápido que as dos pés. 
Isso porque movimentamos mais as mãos e a irrigação sanguínea é maior.


Por que ficamos vermelhos de vergonha?
 Quando ficamos com vergonha, o cérebro envia mais sangue para os músculos, deixando-nos pálidos. 
Em seguida, os vasos sanguíneos do rosto se enchem depressa, fazendo mais sangue fluir nas bochechas e deixando a pele rosada. Os cientistas ainda não sabem qual é a função disso – além de nos deixar ainda mais envergonhados.


Quanto xixi fazemos por dia!
 Depois de beber muita água, dá aquela vontade de fazer xixi. 
O líquido se forma nos rins e é composto de água, minerais e substâncias presentes nos alimentos e nas bebidas que ingerimos. Em média, todo dia, fazemos xixi suficiente para encher 1 latinha de refrigerante.


Nariz, catarro e meleca
 O nariz pode perceber até 6 850 cheiros diferentes. 
O catarro e a meleca são produzidos por glândulas da mucosa do nariz e funcionam como uma tela de proteção contra invasores.


O maior órgão do corpo!
 A pele é o maior órgão do corpo. 
Ela protege os órgãos internos, controla a temperatura, deixa os músculos e ossos no lugar e ainda permite o tato.


Quantas papilas gustativas nós temos?
 Na boca, temos 10 mil papilas gustativas, pequenas saliências na superfície capazes de sentir os sabores.


Quantos ossos tem o nosso corpo?
 odos nascem com uns 300 ossos. 
Na idade adulta, alguns deles se unem e ficamos com cerca de 250 ossos.


Por que os velhinhos têm orelhas e narizes grandes?
 Já reparou que as pessoas mais velhas costumam ter orelhas e nariz enormes? É que esses órgãos nunca param de crescer. Isso acontece porque eles são formados por uma cartilagem que não endurece. 
Mas nada de pânico! As orelhas e o nariz aumentam pouco de tamanho ao longo da vida. Eles crescem cerca de 1,2 centímetro a cada 50 anos.


Por que piscamos?
 Piscar é essencial, porque espalha lágrimas sobre os olhos, para limpá-los e lubrificá-los. 
Se a região não ficar bem úmida, as córneas (películas na frente de cada olho) secam e você para de enxergar. Por isso, piscamos cerca de 400 milhões de vezes por ano!


Por que soltamos pum?
 Todo mundo solta vários puns por dia. Na verdade, é normal liberarmos quase uma garrafa PET (1,9 litro) desse gás diariamente. 
O pum vem da digestão dos alimentos: o sistema digestório tem bactérias que, enquanto trabalham, liberam gás metano, que é fedido e precisa ser eliminado. Daí vem o pum…


O que é o pus?
 Líquido de cor amarela ou esverdeada, o pus é uma forma de defesa do organismo contra uma lesão provocada por fungos ou bactérias. 
Quando nos machucamos, as células dedefesa entram em ação e fabricam a secreção para combater e matar os invasores. Quando o pus tem um cheiro ruim, é sinal de que a lesão foi causada por infecção debactérias.


Respiração

Tecnologia do Blogger.