10 objetos mais antigos do mundo que ainda funcionam


Já ouviu aquela frase “Não se fazem mais aparelhos como antigamente”? Pois é, esta lista é uma prova de que isso pode ser verdade. Ela apresenta dez coisas construídas há pelo menos 50 anos (algumas há bem mais que isso) e que ainda funcionam perfeitamente. Você acredita que daqui um século iremos encontrar uma lâmpada que ainda se mantenha acesa? Ou uma geladeira que ainda possa ser usada?
Confira 10 objetos mais antigos do mundo que ainda funcionam:


A lâmpada mais antiga do mundo
A mais antiga lâmpada do mundo foi acesa há 111 anos. Criada por Adolphe Chaillet, ela hoje está na central de bombeiros da Califórnia. A tal lâmpada é tão famosa, que possui até fã clube e site em sua homenagem.


O mais antigo aspirador de pó
O mais antigo aspirador de pó do mundo está na Inglaterra e já completou 108 anos. Entretanto, apesar de funcionar perfeitamente, sua dona prefere usar um modelo mais novo para limpar a casa.


A mais antiga geladeira
Em época de recessão, uma família Edimburgo, Reino Unido, decidiu investir as economias numa geladeira nova. No entanto, nem o mais otimista membro da família imaginaria que ela sobreviveria por 77 anos. O modelo da Frigidaire hoje ocupa um lugar de destaque na cozinha de Rosemary Kinghorn, que herdou o aparelho quando sua mãe morreu.


O mais antigo computador
O japonês FACOM 128B foi construído em 1958 e hoje é detentor do título de mais antigo computador em funcionamento do mundo. Bem verdade, ele já passou por algumas atualizações, mas o núcleo do sistema ainda é o mesmo. Longe de ser o mais compacto, o FACOM ocupa 700 metros de espaço e tem poder de cálculo semelhante a uma calculadora atual. A meta da empresa é mantê-lo funcionando até 2016, quando completa 60 anos de operação.


O mais antigo robô humanoide
Ele não possui nenhuma inteligência, mas entrou para a história por ser um dos primeiros robôs humanoides da Grã-Bretanha, construído logo após a Segunda Guerra Mundial. Montado com sucatas de um avião bombardeiro, ele não consegue nem chegar perto dos atuais sistemas de inteligência artificial, mas consegue se mover motivado por um controle remoto, duas baterias e alguma lubrificação nas articulações.


O mais antigo televisor
Já se passaram 75 anos desde que este televisor foi lançado. Ele foi comprado por apenas $ 100 três semanas após o início das transmissões na Grã-Bretanha. Possui tela de 12″, estrutura feita em mogno, com imagem refletida em um espelho.


O mais antigo semáforo
O semáforo mais antigo do mundo hoje está no museu Ohio Small Town, em Ohio, mas por anos foi responsável por organizar o trânsito. De acordo com o museu, o semáforo foi aposentado porque algumas pessoas daltônicas não conseguiam distinguir o vermelho do verde.


O mais antigo hotel
O japonês Nisiyama Onsen Keiunkan foi fundado em 705 e permanece ativo até os dias atuais. Nem os mais de 1300 anos foram suficientes para modificar sua aparência. O hotel está localizado no coração as montanhas, com fontes de água quentes. A estadia custa cerca de US$ 350.


O carro mais antigo do mundo
Construído na França, em 1884, o “La Marquise” foi originalmente construído para o conde francês De Dion, um dos fundadores da empresa que a construiu. Alimentado por lenha, carvão e pedaços de papel, o carro leva cerca de meia hora para trabalhar a todo vapor. A velocidade máxima é de 38 km por hora.


O cinema mais antigo
O polonês Helios Welt-Kino-Theater, mais antigo cinema do mundo, abriu as portas em 1909 com três filmes: Der Kampf um den Glauben, Pick und Pock, and Die Smaragdküste der Bretagne. Duas guerras mundiais não foram capazes de impedir suas operações.

Tecnologia do Blogger.