33 curiosidades incríveis sobre os vulcões #1



Tanto o buraco no solo de onde sai a lava quanto as montanhas formadas por erupções são chamados de vulcões – ou seja, os vulcões podem ser menos ou mais cônicos. 


A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas bordas das chamadas placas tectônicas, que dividem a terra em crostas que se aproximam ou se afastam lentamente, provocando terremotos e mudanças na geologia do planeta. 


A temperatura da lava expelida por um vulcão pode chegar a incríveis 1 200º Celsius. 


Os vulcões estão distribuídos por todo o planeta, mas a maioria se localiza no chamado Anel de Fogo do Pacífico. Essa é também uma das regiões mais sujeitas a terremotos. 


Estima-se que existam mais de 500 vulcões ativos no mundo. 


O maior vulcão do planeta é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura. 


A atividade de alguns vulcões é maior do que a de outros. Os vulcões mais ativos do mundo atualmente são o Stromboli (na Itália), o Etna (também na Itália), o Izalco (em El Salvador), Cotopaxi (Equador) e Kilauea (Havaí, Estados Unidos). 


O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade? Quase 2 bilhões de anos. 


A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está localizada sobre a cratera de um vulcão extinto que desmoronou. 


A atividade vulcânica “mais recente” que aconteceu no Brasil foi há 65 milhões de anos, na mesma época em que os últimos dinossauros entraram em extinção.


Cerca de 60 vulcões entram em erupção por ano. Estima-se que tenham matado cerca de 240 mil pessoas nos últimos 35 anos. 


Uma das mais conhecidas erupções vulcânicas da história foi ao do Vesúvio, que soterrou a cidade romana de Pompeia no ano 79 d.C.. Pompeia e sua vizinha Herculano só foram redescobertas em 1 738. 


A última grande erupção do Vesúvio ocorreu em 1 944. Os cientistas suspeitam que, devido ao crescimento populacional no entorno (é a maior densidade demográfica perto de um vulcão), a próxima grande erupção causará milhares de mortes. 


A maior erupção vulcânica registrada pela humanidade ocorreu no Alasca em 1 912. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de cinzas e gases tóxicos gigantescos, suficientes para escurecer tudo num raio de 200 quilômetros. 


O país mais sujeito a atividades vulcânicas do mundo é a Indonésia. São 130 vulcões ao todo. Alguns dos vulcões mais conhecidos da história estão em território indonésio, caso do Krakatoa, cuja erupção em 1 883 matou mais de 36 mil pessoas. 


Quando o Krakatoa entrou em erupção, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada a mais de 7 700 quilômetros de distância, na Austrália. 


A erupção do Tambora – outro vulcão indonésio – em 1 815 alterou o clima em todo o planeta. Ela provocou uma onde de frio intenso no hemisfério norte. Praticamente não houve verão nos Estados Unidos e na Europa. Cerca de 92 mil pessoas que moravam nas proximidades do vulcão morreram com a erupção.


Tecnologia do Blogger.