8 animais que se alimentam de sangue



Quando se pensa em animais hematófagos, ou seja, que vivem de sangue, a primeira imagem que vem à cabeça de muita gente é a de um morcego. Esse mamífero levou toda a fama, provavelmente por ter inspirado um dos personagens mais famosos das histórias de terror, o Conde Drácula.
Mas existem vários outros animais que se alimentam de sangue, conheça um pouco mais de cada um deles.
Confira agora 8 animais que se alimentam de sangue:


Lampreia-do-mar (o peixe vampiro)
 A lampreia fixa a boca, dotada de uma espécie de ventosa, no corpo do peixe, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes (a língua também tem dentes) e vaio sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.


Pernilongo
Eles não são vampiros, mas vêm de noite em busca de sangue. Conhecidos como pernilongos, mosquitos do gênero Culex atacam principalmente no verão, escolhendo suas vítimas pelo cheiro.


Carrapato
 Os carrapatos podem estar no solo, como, por exemplo, locais com vegetação (gramados) e também nas frestas de paredes sempre à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.


Sanguessuga
 A sanguessuga tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que usa para cortar a pele de suas vítimas. Suas glândulas salivares secretam substâncias anticoagulantes (hirundina) para prolongar a hemorragia, vasodilatadoras e um anestésico local (para evitar que o animal atingido perceba sua presença).


Morcego
Ele rasga a pele dos bichos com os dentes e se alimenta do sangue que escorre, parando só quando estiver satisfeito!


Piolhos
 Piolhos e chatos também são insetos temidos, mas estes, felizmente, não possuem asas. O grupo conhecido como Phthiraptera engloba cerca de 5.000 espécies, entre os quais estão os famosos Pediculus humanus, que gosta de ficar na cabeça, e o Phtirus pubis, que prefere o púbis. Além de sangue, eles apreciam bons restos de pelos, cabelos e pele.


Percevejos
 Outro inseto sem asas bastante desagradável por sua mania de beber sangue é o percevejo, sendo o percevejo-de-cama o mais conhecido entre seres humanos (e viajantes). O Cimex lectularius gosta de atacar as pessoas enquanto dormem, por isso são comuns em camas, colchões e estofados, como sugere o nome popular. Após a proibição do inseticida DDT, esse bicho voltou a ser uma praga comum em muitos países.


Peixe vampiro
Se você acha que insetos, piolhos e carrapatos são pequenos demais para apavorar alguém, que tal um peixe de 18 centímetros encontrado no Rio Amazonas que é atraído pelo odor da urina, entra na uretra de homens e mulheres para sugar seu sangue e só pode ser arrancado de lá com cirurgia? Trata-se do candiru, mais conhecido como peixe vampiro. A espécie Vandellia cirrhosa tem como vítimas mais frequentes os peixes, atacados pelas guelras.

Tecnologia do Blogger.