Os 9 lugares mais profundos do Planeta Terra



Você gosta de curiosidades sobre nosso planeta? Então vai adorar nossa lista.
Confira agora os 9 lugares mais profundos do Planeta Terra:


A caverna mais profunda do mundo
Onde: Geórgia 
Profundidade: 2.197 metros
A caverna Kubrera-Voronya é atualmente a caverna mais profunda conhecida pelo homem, encontrada no Maciço de Arabika. Tem sido o lugar ideal para os exploradores que desejam conhecer as partes mais profundas da caverna. A parte mais profunda já explorada está a 2.197 metros, cujo recorde foi estabelecido pelo ucraniano Gennedy Samokhin em 2012.


O ponto mais profundo dos oceanos
Onde: Fossa das Marianas (Oceano Pacífico) 
Profundidade: 10.916 metros
A parte mais profunda dos oceanos foi explorada pela primeira vez em janeiro de 1960 por Don Walsh e Jacques Piccard, utilizando-se do batiscafo nomeado de "Trieste". Recentemente explorada, em 2012, pelo cineasta James Cameron (o diretor de Titanic), o mergulho foi feito com o submergível Deepsea Challenger (O Desafiador dos Mares Profundos, em tradução livre) sob o comando de um piloto humano, enquanto o diretor filmava todo o processo com o objetivo de promover descobertas científicas.

O vulcão mais profundo
Onde: Islândia 
Profundidade: 213 metros
Este vulcão inativo é o único no mundo que pode ser explorado por dentro. Mas não se preocupe, pois sua última erupção aconteceu há 4.000 anos e não há nenhuma indicação de que vai ocorrer outra em breve. Visitar o Thrihnukagigur é moleza, os visitantes são levados por um elevador externo e lá podem admirar as maravilhas da câmara subterrânea multicolorida.

O buraco feito pelo homem mais profundo
Onde: África do Sul 
Profundidade: 4.000 metros
Mponeng é uma mina de ouro localizada na África do Sul e a 4km abaixo da superfície. Leva-se horas para chegar lá ambaixo. A estrutura é o mais profundo buraco escavado pelo homem e hoje em dia ainda possui minério a ser explorado. Uma vez nas profundezas da mina, a temperatura da rocha beira os 60ºC com uma umidade relativa do ar de 95%.

O lago mais profundo
Onde: Sudeste Siberiano 
Profundidade: 1637 metros
O Lago Baikal está longe de ser um lugar turístico por conta de sua localização - situado numa remota parte da Sibéria. Em 2013, a tocha olímpica Sochi foi levada até o fundo do lago por mergulhadores e até mesmo o presidente Vladimir Putin visitou este confim com um mini-submarino.

O ponto mais baixo do planeta Terra
Onde: Oeste da Antártida 
Profundidade: 2.555 metros abaixo do nível do mar
A Fossa Sub-Glacial de Bentley é o ponto mais baixo na superfície do globo que não está coberta por um oceano. Acontece que ela está coberta por gelo. Sua estrutura é mais profunda que o Grand Canyon e foi encontrada por um grupo de cientistas que mapeavam as Terras Subglaceares de Ellsworths, com a ajuda de satélites e radares que penetram o gelo.

O mergulho com oxigênio mais profundo
Onde: Mar Vermelho, Egito 
Profundidade: 332,35 metros
O mergulho mais profundo com oxigênio foi feito por Ahmed Gabr em setembro de 2014. Ele teve que submergir 332,35 metros no Mar Vermelho, no Egito, para atingir este recorde. Este novo recorde superou o antigo por 14,1 metros.

Mergulho mais profundo sem equipamento de oxigênio
Onde: Bahamas
Profundidade: 115 metros
O neozelandês William Trubridge, de 29 anos, mergulhou, sem equipamento algum, 380 pés (cerca de 115 metros) nas Bahamas, mantendo seu título de mergulho livre mais profundo do mundo.

Bônus:
A caverna de Majlis al Jinn
A caverna de Majlis al Jinn é uma das câmaras mais profundas do mundo. O que a torna especial é o fato de que o único meio para se entrar nela é descer por um rapel de 160 metros. A não ser, é claro, que você seja Felix Baumgartner, que pulou de paraquedas para dentro da caverna em 2007. Chris Sharma e Stefan Glowacz desceram ao seu fundo e, enquanto escalavam para fora - através de uma rota nunca antes feita, conquistaram o título do maior teto escalado do mundo.

Tecnologia do Blogger.