Os 14 alimentos mais caros do mundo
Há para todos os gostos e para cada orçamento. Altos orçamentos, por verdade. São alimentos extravagantes pelo fato da dificuldade de consegui-los. Talvez, nunca cheguemos a juntar dinheiro o bastante para fazer um banquete que inclua todas estas raridades, mas pelo menos apresentamos os 14 alimentos mais caros do mundo.
Confira os 14 alimentos mais caros do mundo
14º: Foie Gras
Foie Gras é o fígado gordo de pato ou ganso (o mais valorizado). Ele é obtido pela alimentação forçada da ave, que recebe ração à base de amido, o que faz inchar o fígado das aves e aumentar em até 50% seu nível de gordura. O quilo de Foie Gras pode chegar a 250 reais.
13º: Kopi luwak
Café obtido de grãos que, depois de ser ingeridos por uma espécie de gambá, são expulsos entre suas fezes. Estes animais empanturram-se de frutos maduros de café e expulsam o grão parcialmente digerido. Menos de meio quilo desse café pode custar cerca de 250 dólares.
12º: Queijo do leite de alce da Suécia
Só está disponível nos sítios privadas rurais. Menos de meio quilo deste queijo de colono pode chegar a custar 500 dólares.
11º: Carne premium
O Wagyu é uma raça bovina originaria do Japão, da cidade de Kobe. Por isso um único bifinho desta vaca que ouve Mozart e recebe massagens diariamente, muito apreciada por sua textura e sabor, pode custar ao redor de 500 dólares.
10º: Batatas mais caras do mundo
Chamam-se batatas La Bonnotte. E um quilo pode chegar a custar mais de 3 mil dólares. Seu preço ridículo não tem a ver apenas com seu sabor salgado delicioso. Seu sabor é muito raro. Esta variedade de batata só é cultivada em Noirmoutier, uma ilha em frente à costa do oeste da França e produzem apenas 100 toneladas a cada ano, principalmente porque deve que colhida a mão.
9º: Atum de barbatana azul
O atum de barbatana azul ou Kuromaguro está em extinção. E por isso que os japoneses, que se pudessem comeriam até barbatana de guarda-chuva, chegam a pagar mais de 2.600 dólares por quilo. Dizem que tem uma incrível carne de textura suave e um sabor tão intenso, que os fanáticos deste pescado preferem degustá-lo cru.
8º: Batata La Bonnotte
O quilo da batata La Bonnotte pode custar 3 mil dólares. Esta batata de sabor raro é cultivada em Noirmoutier, uma ilha em frente a costa do oeste da França e a produção é de apenas 100 toneladas por ano. A batata é colhida a mão.
7º: Matsutake
o matsutake, do Japão. São cogumelos que podem chegar a custar até 2.000 dólares a libra (450 gramas). A explicação está no fato de que muitas árvores que produzem este alimento foram dizimadas pelos insetos e provocando a alta da cotação do produto.
6º: Açafrão
O açafrão ocupa o sexto posto, com um preço de 2.700 dólares por menos de meio quilo. Isto se deve, em parte, a que seja necessário 75 mil filamentos para poder atingir esse peso. A especiaria é colhida a mão e é o toque de luxo de muitos pratos da gastronomia mundial.
5º: Trufas
Dizem que são um manjar dos deuses. Referimos-nos às trufas. 450 gramas (uma libra) das brancas européias são vendidas por 3.600 dólares. Crescem sob terra selvagem, na base do carvalho-vermelho e alguns agricultores utilizam cães de caça e porcos para detectá-las.
4º: Melancia Densuke Black
Há outra fruta na lista. Ocupa o quarto lugar. É a melancia Densuke Black de quase oito quilos. Em 2009, venderam um exemplar no Japão pela soma de 6.100 dólares. Esta melancia é apenas cultivada na ilha japonesa de Hokkaido, que produz apenas ao redor de 10.000 unidades ao ano.
3º: Chá de folha Oolong
O terceiro posto é um produto que surpreende: falamos de uma espécie de chá de folha Oolong, chamado Tieguanyin. 400 gramas deste chá pode chegar a custar 6.600 dólares.
2º: Caviar Almas
O caviar Almas, que em russo significa diamante. Esta delícia (ou nem tanto), ova do esturjão beluga, extremamente raro e que pode ser encontrado somente no Mar Cáspio em frente ao Irã. Tem um embalagem especial: pode ser adquirido em uma lata de ouro de 24 quilates e custa 25 mil dólares.
1º: Melões Yubari King
O pódio é encabeçado pelos melões Yubari King. São cultivados no Japão. Cada peça custa em média 100 dólares. Ainda que unidades seletas desta fruta podem ser vendidas por absurdos 13 mil dólares.