9 coisas que você precisa saber antes de viajar pra Portugal



Desde a chegada deles por aqui, uma tradição comum para brasileiros é mencionar portugueses em piadas, chacotas e história de amor. Muito se fala de Manoeis e Joaquins da padaria, mas nem sempre há conhecimento sobre a terra dos nossos antepassados. Para conhecer um pouco mais de Portugal, antes mesmo de ir para lá, nós separamos algumas informações interessantes sobre a região.
Então confere agora 9 coisas que você precisa saber antes de viajar pra Portugal:


Comida
Se você estiver viajando para Portugal sem muitas condições de dinheiro, pode apostar nos mercados para comer muito bem pagando pouco. Com poucos euros você consegue comprar pratos de refeições completas e se sustentar com qualidade. A economia não vai refletir em uma má alimentação e ainda pode liberar um espacinho no orçamento.


Festas
Ao falar em festas portuguesas, talvez você pense nos eventos ao som do fado e do vira, com roupas tradicionais e senhores bigodudos. A verdade é que no país há festas de todos os tipos, incluindo muitos festivais musicais, eventos grátis e peças teatrais a preços acessíveis para que qualquer nativo ou visitante tenha acesso à cultura e diversão de qualidade.


Riqueza
Portugal nunca figura na mente de quem pensa nos países ricos e bem sucedidos da Europa. De fato a economia do país não se compara ao das verdadeiras potências, mas quem visita o país como turista não percebe sinais de crise e sente a riqueza da região. O sistema de transporte é bem organizado e a saúde funciona bem, além da conservação da limpeza das cidades e espaços públicos.


Comunicação e humor
É verdade que os brasileiros exageram na hora de fazer piadas sobre os portugueses, mas também é que o senso de humor deles é peculiar e o jeito de conversar bem diferente do nosso. O povo português é muito literal e vai levar quase tudo o que você falar ao pé da letra. Ao perguntar se pode ver alguma coisa numa loja, por exemplo, no Brasil você poderia entender que pode “ver com as mãos”, tocando o objeto, mas o mesmo não se aplica em Portugal.


Intervalo no cinema
Um estranho costume para quem não está acostumado com a rotina dos portugueses é o intervalo do cinema. Enquanto aqui nós estamos acostumados a acompanhar a produção na íntegra, do começo ao fim, as salas de cinema de Portugal contam com um intervalo no meio da sessão, pausando o filme para que as pessoas possam conversar, sair da sala ou ir ao banheiro sem perder ou atrapalhar o andamento do filme.


Calçadas e azulejos
Nas ruas e espaços públicos, frequentemente você vai perceber diferentes desenhos e padrões formados de pedrinhas coloridas. Para deixar a paisagem ainda mais bonita, os azulejos portugueses estão espalhados por todos os lados com detalhes que misturam o simples e o luxuoso. Ao andar na rua prestando atenção no ambiente, você vai ficar encantando com a paisagem gerada pela decoração dos espaços.


Transporte público
Em Portugal, o transporte público é extremamente eficaz. Para o turismo pelo país, é possível cruzar grande parte do território de trem. Nas cidades grandes, como Lisboa e Porto, ainda é possível aproveitar o sistema de metrô. Só tome cuidado na hora de pegar os ônibus e lembre-se que por lá eles são conhecidos pelo nome de autocarros.


Vinhos
Quem tem o costume de beber vinhos já sabe que os vinhos portugueses são muito valorizados. Não é à toa que as bebidas são exportas para várias outras partes do mundo. Na região do Douro, alguns dos vinhos mais reconhecidos do mundo são produzidos. Por conta da alta produção das garrafas no país, é possível comprar bons vinhos por preços bem acessíveis, por cerca de €2.


Cigarro
De tantas coisas boas, haveria de aparecer um defeito em algum momento. Em Portugal, o hábito de fumar é extremamente comum e permitido em lugares fechados como bares, restaurantes baladas e até dentro de algumas áreas em shoppings. Se você não gosta da fumaça ou do cheiro de cigarro, pode se incomodar. E para quem fuma, as coisas também não são tão boas: a carteira de cigarros é muito mais cara do que no Brasil, custando cerca de três vezes mais.

Tecnologia do Blogger.