100 curiosidades sobre o Chaves



O seriado mexicano “Chaves” fez parte da infância de muitos de nós e ainda encanta nossa geração.
Foi ao ar pela primeira vez em 1971 na TV TIM ainda como quadro do programa Chespirito, assim como o Chapolin. Porém o quadro do Chaves começou a fazer sucesso e ganhou horário própio, seguindo os passos de Chapolin. 

Confira também:
30 fotos raras dos bastidores e gravações de Chaves

Confira agora 100 curiosidades sobre o Chaves:
1 - Sua primeira exibição foi em 20 de junho de 71, como uma esquete do programa Chespirito.


2 - O programa era transmitido inicialmente pelo Canal 8, mas em 75, mudou para a Televisa.


3 - O nome original do programa é “El Chavo del Ocho”, que traduzindo é algo como “O Garoto do Oito”. No Brasil, Chavo acabou virando Chaves.


4 - O criador da série, Roberto Gomes Bolaños, tem o apelido de Chespirito, que quer dizer “pequeno Shakespeare”.


5 - O personagem Chaves tem oito anos, mas quando começou a interpretá-lo, Bolaños tinha 42, e o representou até os 63.


6 - O programa solo foi cancelado em 81, mas esquetes eram apresentadas dentro do programa Chespirito, algo que durou até 1992.


7 - Em 78, Carlos Villagrán abandonou o programa, se mudando para a Venezuela, para ter um show próprio. Os episódios de Acapulco são os últimos dos quais participa.


8 – O tema original de abertura da série, se chama “O Elefante Nunca Esquece”, e é uma versão da “Marcha Turca” de Beethoven.


9 - Chiquinha e Dona Neves não aparecem no desenho animado, devido aos problemas que a atriz Maria Antonieta de las Nieves tem com Roberto Bolaños.


10 - A música tema de Dona Florinda e Professor Girafales vem do filme “…..e o Vento Levou”, e se chama “Tara´s Theme”.


11 - O nome de Dona Neves, avó de Chiquinha, foi tirado do sobrenome da intérprete das duas, Maria Antonieta de las Nieves.


12 - O nome completo de Dona Neves, no original é Nieves Frías de Lemón Aguado.


13 - O nome completo de seu Barriga é Zenón Barriga y Pesado.


14 - Já o nome completo de Nhonho é Febronio Barriga Gordorritúa.


15 - No original, Chiquinha é chamada de Chilindrinha.


16 - Do elenco principal, Florinda Meza, Edgar Vivár e Maria Antonieta, e Carlos Villagrán (que interpretou seu pai apenas uma vez) interpretam mais de um personagem cada um.


17 - Originalmente, Nhonho se chamaria Gordoño.


18 – Quico usa roupa de marinheiro em homenagem a seu pai, que era comandante da Marinha e foi engolido por uma baleia.


19 – Especula-se que o nome completo de Quico seja Federico Mátalas Corcuera, ou Federico Bardón de la Regueira.


20 - O personagem Chaves foi dublado por cinco pessoas diferentes no Brasil: Marcelo Gastaldi, Sérgio Moreno, Cassiano Ricardo, Tatá Guarnieri e Daniel Mullerem.


21 – O Homem da Roupa Velha é o nome do primeiro episódio da série.


22 – O personagem Seu Madroga (ou Seu Romão, como também foi traduzido em outra dublagem), primo de Seu Madruga, se chama Don Roman no original, uma homenagem a Don Ramon.


23 - Angelines Fernandez, a interprete de Dona Clotilde, foi considerada uma das mulheres mais belas do México em sua juventude.


24 – Angelines era a melhor amiga de Don Ramon no elenco. Quando ele faleceu, ela não saiu um minuto do lado do caixão do grande amigo. Depois disso, entrou em depressão e veio a falecer em março de 94, coincidentemente, aos 71 anos de idade.


25 – Pópis, que era fanha, no original, deixa de ser, pois Roberto Bolaños, recebeu a reclamação de um pai, que dizia que o filho sofria na escola por causa da personagem, pois tinha o mesmo problema que ela.


26 - Em 94, Maria Antonieta estrelou a série Aquí está la Chilindrina, que teve apenas 20 episódios, e isso rendeu uma briga judicial com Bolaños, que tinha os direitos sobre a personagem.


27 - Após Bolaños esquecer de renovar seus direitos sobre a personagem Chiquinha, Maria Antonieta o fez, se tornando dona da personagem.


28 - Em 2002, Maria Antonieta teve um infarte, o qual ela atribuí a suas brigas com Bolaños.


29 - Aquí esta la Chilindrina, se passa em um convento, onde Chiquinha vai morar,  junto com freiras e garotas orfãs.


30 – Bolaños foi praticamente amador de boxe, tanto que chegou incluir um episódio na série falando do esporte.


31 - O primeiro programa de Bolaños, se chamava Los Supergenios de La Mesa Cuadrada, que era composto de esquetes, e a ainda tinha ainda em seu elenco Don Rámon e Maria Antonieta de las Nieves. No entanto, devido ao grande sucesso dele, o nome foi mudado para Chespirito y la Mesa Cuadrada, e por fim, para Chespirito.


32 – El Chavo del Ocho foi exibido em 124 países.


33 - Roberto Bolaños, apesar de não ser de grande conhecimento do público, é um grande compositor musical. Fez músicas para novelas e filmes mexicanos, e para suas próprias séries. Um dos grandes exemplos de seu talento nessa área, é a música Churi Churin Fun Flais, música cantada pelos sete anões em Chapolin.


34 - Apesar de terem uma união estável desde 77, Florinda Meza e Bolaños se casaram apenas em 2004.


35 - Em 2006, Bolaños começou uma campanha contra a lei da legalização do aborto no México.


36 – Godinez era interpretado por Horacio Gomez Bolaños, irmão de Roberto Gomes Bolaños.


37 – Horacio era formado em administração, e sempre apareceu nas produções do irmão, no entanto, não gostava de atuar, e sim de trabalhar com a parte financeira dos negócios dele. Mas Roberto via algo no irmão que o fez convence-lo a interpretar Godinez. Após aposentar o personagem, Horacio se dedicou a parte da produção e direção.


38 - O eterno Godinez morreu de infarte, em 99, durante as gravações de um tributo a série Chespirito.


39 - Edgar Vívar, o seu Barriga, é formado em medicina.


40 – Vívar fez uma participação no filme O Orfanto de Guillermo del Toro.


41 - Segundo Vívar, ele nunca foi amigo de Villagrán, o que deixou o segundo muito triste, pois se o considerava um grande amigo.


42 – Seu Barriga teve 6 dubladores: Mário Vilela, Ivo Roberto Guarnieri, César Leitão, Gilberto Barolli e Marcelo Torreão.


43 - O nome completo de Don Rámon era Rámon Valdés de Castillo.


44 - Quando Villagrán se despediu da série, para ter a sua própria série na Venezuela, Frederrico, Don Rámon o acompanhou algum tempo depois, mas voltou alguns anos depois ao México e ao seriado.


45 - A série tem ao todo 298 episódios.


46 - O ator que interpretou o Professor Girafales, Rubén Aguirre, tem nada menos que 1,96 metros.


47 - Como seu primeiro trabalho na carreira de atuação, Aguirre trabalhava como palhaço, e seu nome artístico era Pipo.


48 – Aguirre é formado em agronomia, no entanto sua paixão pela atuação era mais forte, levando a trabalhar como locutor de rádio, ventríloquo, narrador de touradas, entre outras.


49 – Rubén Aguirre foi quem dirigiu Aqui esta la Chilindrina.


50 – Carlos Villagrán, antes de interpretar Quico, era jornalista esportivo.


51 - Tanto Florinda Menza, quanto Carlos Villagrán viveram em extrema pobreza na infância.


52 - Foi Ruben Aguirre que apresentou Villagrán a Bolaños. Os dois eram muito amigos, e quando o interprete de Quico deixou o programa, ficou profundamente magoado com ele.


53 - A causa de Villagrán deixar o show, foi a mesma da briga de Maria Antonieta com Bolaños: os direitos sobre o seu personagem.


54 - A explicação para a ausência de Quico na série foi que ele foi morar com uma madrinha rica.


55 - Com Seu Madrugada deixando a série, foi introduzida Dona Neves.


56 - A saída para Carlos Villagrán não ser processado por Bolaños por usar o personagem Quico, foi  usar “Kiko”, no título de seu programa.


57 – Carlos Villagrán é pai de seis filhos: três homens e três mulheres.


58 - Algumas outras teorias sobre a saída de Villagrán são especuladas: que o personagem estava ofuscando Chaves na opinião de Bolaños; O grande ciúme que o criador da série sentia de Florinda Meza, já que ela e Carlos foram namorados, antes dela se relacionar com ele; Alguns dizem que era o contrário, que o ciúme era de Villagrán com Florinda, que já namorava Roberto; um pedido de aumento de salário exorbitante, entre outras coisas.


59 - Aos 69 anos, no dia 11 de maio de 2013, Carlos Villagrán aposentou o personagem Quico, em uma turnê de shows pelo Brasil.


60 – Villagrán é fanático por futebol, sendo torcedor do São Paulo aqui no Brasil. Deu o nome de Edson a um de seus filhos, em homenagem a Pelé.


61 - Quando morrer, Villagrán determinou que seja cremado, e que suas cinzas sejam trazidas ao Brasil, país que tanto ama.


62 – Tangamandápio, cidade natal do carteiro Jaiminho, realmente existe, e fica a noroeste do estado de Michoácan. A cidade homenageou o personagem com uma estátua dele em uma praça.


63 – Jaiminho entrou para o elenco da série em 79, mas saiu em 81, devido a volta de Seu Madruga. Com a nova saída de Don Rámon em 82, voltou a série, dessa vez morando na vila, e o personagem muda bastante, passando a ter traços da personalidade de Seu Madruga.


64 - Apesar de não saber andar de bicicleta, Jaiminho a carrega para todo lado, pois tem medo de perder o emprego, se descobrirem que ele não a usa.


65 – O nome completo de Jaiminho é Jaime Garabito.


66 - O interprete de Jaiminho, Raul “Chato” Padilla, teve uma grande carreira no teatro, mas seu maior sucesso foi atuando nas produções de Chespirito. Sempre foi um dos integrantes mais queridos do elenco, devido a seu temperamento amável. Seus dois filhos seguiram a carreira do pai, e um deles é conhecido dos brasileiros noveleiros: Raul “Chófor” Padilla (já falecido), que interpretou o mordomo Urbano na novela Maria do Bairro.


68 - Anna Lílian de la Macorra interpretou a personagem Paty, em apenas 27 episódios da série.


69 – Anna Lílian trabalhava na produção da série, e não tinha nenhum vontade ou pretensão de atuar, mas sua beleza levou a ao papel de Paty. Hoje em dia, ela trabalha como psicóloga.


70 – Bolaños tem seis filhos do primeiro casamento, e nenhum com Florinda Meza, pois fez uma vasectomia, já que não desejava mais filhos.


71 - No México, a série ganhou um musical no teatro, chamado El Chavo Animado – En Vivo.


72 - Em 2012 foi lançado um jogo baseado na série para o Wii.


73 – Jaiminho e Seu Madruga nunca aparecem juntos na série.


74 - Quando se tornou um quadro do programa Chespirito, a maior parte das cenas se passavam na escola, pois Bolaños já não tinha o mesmo vigor físico do começo da série, e então, podia ficar sentado a maior parte do tempo.


75 - Há 30 episódios da série que foram perdidos para sempre.


76 - O filme do Pelé que Chaves diz em um episódio que queria ver, realmente existe, e se chama Fuga Para a Vitória. A película narra a história de soldados aliados, presos em um campo de concentração alemão, e que usam um jogo de futebol para escapar do lugar. Seu elenco ainda contava com Sylvester Stallone.


77 – Apesar de Seu Madruga dever eternamente 14 meses de aluguel, seu Barriga sempre perdoou a dívida. No entanto, em um episódio, despeja o personagem de Don Rámon, mas se compadece do sofrimento dele, e o ficar na casa.


78 – Chiquinha teve duas dubladoras no Brasil: Sandra Mara Azevedo e Cecília Lemes, no entanto, a voz das duas é tão parecida, que o público não chegou a notar a diferença.


79 - No Brasil, Acapulco foi traduzido como Guarujá, mas apenas em algumas falas dos personagens.


80 - É discutido se realmente os episódios de Acapulco, foram os últimos gravados por Villagrán, já que nem o próprio se lembra.


81 - Muito se especula, se a música de despedida cantada ao final do terceiro episódio em Acapulco, “Boa Noite Vizinhança”, fosse para Villagrán, mas nunca foi confirmado por ninguém do elenco, e já que a saída dele do seriado foi turbulenta, é muito difícil que seja verdadeiro.


82 - O hotel no qual os personagens se hospedam em Acapulco, se chama Hyatt, e faz parte do mesmo grupo que é dono da Televisa. O episódio foi feito para promover o hotel.


83 – Apesar da fama de vagabundo, Seu Madruga já foi vendedor de balões, de churros, sapateiro, cabeleireiro entre várias outras profissões.


84 - A casa do seu Barriga é localizada na Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote, na Vila dos Elefantes.


85 - No começo dos anos 90, um forte rumor de que o elenco da série havia falecido em um acidente de avião, enganou várias pessoas, inclusive jornalistas.


86 - O marido de Maria Antonieta era quem fazia a locução mexicana do início dos episódios, e dizia a seguinte frase: “Esse é o programa número 1 do México”.


87 – Maria Antonieta engravidou no ano de 74, e por isso, se afastou da série durante o período final da gravidez. Quanto a sua personagem, foi dita que foi passar uns tempos com as tias no interior.


88 – Florinda Meza já produziu e atuou em novelas, além de ter um enorme amor pelo teatro, além de também ser escritora.


89 – Don Rámon e Angelines eram fumantes compulsivo, o que acabou sendo a causa do falecimento de ambos.


90 - Chaves não mora no barril, mas sim na casa de número 8, e daí vem o nome da série, Chavo del Ocho.


91 – O pai de Quico se chamava Mátalas Callando, e o nome completo de Dona Florinda é Florinda Corcuera y Villalpando.


92 - Chaves estreou no Brasil no programa do Bozo, exibido no SBT, em 1984 com apenas 13 episódios comprados. Devido ao sucesso, compraram mais lotes de programas em 1986, 1988 e 1991.


93 - No programa do Chaves há uma aluna chamada Iara que só falou 7 palavras e nunca mais apareceu. Ela aparece vestida de azul no episódio em que os alunos estão fazendo a prova de desenho na escola. É nesse mesmo episódio que Chiquinha pede para fazer uma "observação". 
Fora Iara há 6 personagens na escola que nunca foram chamados. Três tem nome: Higino, Elisabete e Verônica.


94 - Nos capítulos mais velhos, o chão da vila é o próprio chão do estúdio.


95 - O pessoal da dublagem teve trabalho para dublar as aulas de história na escolinha do Prof. Girafales, pois mudaram a história do México para a do Brasil. Somente em um episódio eles colocam a história do México.


96 - A rua da frente da vila mudou 3 vezes: já foi branca e só passavam pedestres; depois teve muros baixos, uma curva e carros; e por último perdeu a calçada. A única coisa que não mudou foi a misteriosa oficina "Taller".


97 - A passagem para o segundo pátio também mudou 2 vezes: era uma passagem direta e depois ganhou a janela do quarto da Chiquinha no corredor para o pátio.


98 - A passagem para o segundo pátio também mudou 2 vezes: era uma passagem direta e depois ganhou a janela do quarto da Chiquinha no corredor para o pátio.


99 - Os únicos episódios datados são o que a Chiquinha recebe a carta de sua bisavó (está escrito na carta o ano de 1979) e o que o famoso ator de novelas Héctor Bonilla vai a vila e diz que seu carro é ano 79.


100 - No começo da série, Roberto Gómez Bolaños teve que economizar dinheiro para montar o cenário pois a Televisa não bancava nada. Por isso o cenário era todo feito de papelão e isopor, deixando o seriado mais engraçado ainda.

Confira também:
30 fotos raras dos bastidores e gravações de Chaves
Tecnologia do Blogger.