20 costumes japoneses que são estranhos para nós



Os japoneses tem uma cultura bastante diferente do que a que nós temos no ocidente. Existem alguns costumes praticados no Japão que podem ser considerados estranhos para nós que estamos acostumados com o nosso "padrão". Crenças milenares ainda estão bastante presentes na cultura japonesa, mesmo com todas as inovações tecnológicas e a influência ocidental.

CONFIRA TAMBÉM:
5 costumes americanos que são estranhos para os brasileiros
9 costumes brasileiros que os gringos invejam
8 coisas que os gringos pensam sobre os brasileiros

Confira agora 20 costumes do Japão que são estranhos para nós brasileiros:


1- NÃO USAR O NÚMERO 4
Os japoneses não gostam muito do número 4. O motivo? Esse número pode ser pronunciado como "shi", que também significa "morte". Muitos hospitais, prédios comerciais e residenciais não tem esse andar. A mesma coisa acontece com o número 9 que pode ser pronunciado como "ku", que significa "dor".


2- TIRAR OS SAPATOS
No Japão, devemos tirar os sapatos antes de entrar dentro das casas e em vários outros ambientes públicos como como hospitais, escolas, restaurantes, templos, santuários e ryokans. Como não temos esse hábito no Brasil, é natural a gente estranhar, mas depois percebemos o quanto isso reduz a sujeira trazida da rua.


3- AGACHAR PARA USAR VASO SANITÁRIO
 Embora exista vasos sanitário estilo ocidental, o washiki, vaso sanitário tradicional japonês é bastante utilizado. Nesse tipo de vaso, as pessoas precisam agachar para usa-lo e é normal muitos se sentirem confusos e desconfortáveis nas primeiras vezes. Mas nada que não se resolva com passar do tempo.


4- TERREMOTOS CONSTANTES (Em média 7 por dia)
Terremotos são constantes no Japão e acontecem praticamente todos os dias, com intensidades variáveis. No começo, podemos nos assustar com esse fato, mas logo “acostumamos”. Nos acostumamos entre aspas porque na verdade, bem no fundinho sempre prevalece um certo receio e apreensão.


5- USO DE MÁSCARAS
No Japão é comum as pessoas usarem máscaras em qualquer época do ano. As principais razões são alergias como Kafunsho ou para evitar espalhar vírus de gripes para outras pessoas. No começo podemos até estranhar, mas não demora muito, estaremos usando também pois é um grande gesto de educação e de respeito ao próximo.


6- VOLANTE DO LADO DIREITO
No Japão, o volante dos veículos ficam do lado direito, e para trafegar os veículos usam a mão esquerda (mão inglesa). É normal os brasileiros se sentirem um pouco confusos quando começam a dirigir no Japão, mas em pouco tempo se acostuma.


7- INGLÊS
Claro que não podemos generalizar, mas a pronúncia em inglês da maioria dos japoneses não é dos melhores. Portanto se você domina o inglês e acha que com isso poderá se comunicar com os japoneses, sinto informar que terá uma grande decepção.


8- MÁQUINAS DE VENDAS
É impressionante como tem máquinas automáticas no Japão. Dizem que a proporção é de uma máquina para cada 23 pessoas. Super normal encontrarmos fileiras com dezenas máquinas vendendo tudo quanto é coisa, assim como também é super normal vermos uma máquina perdida no meio do nada.


9- PROGRAMAS DE HUMOR
Existem muitos programa de humor da TV Japonesa, que consideramos muito “non sense”. Mas é que para nós não faz muito sentido aquilo, pois o conceito de humor varia de uma cultura para outra.


10- LENDO REVISTAS SEM COMPRAR
No Japão é comum os japoneses ficarem folheando revistas nas lojas de conveniência, mesmo que saiam de lá sem levar uma única revista. Isso realmente nos impressiona, pois no Brasil, as revistas normalmente são plastificadas justamente para coibir esse tipo de atitude.


11- TATUAGEM
As Tatuagens são vistas como tabu no Japão por estarem associadas a grupos criminosos, como a Yakuza. Muitas piscinas públicas, casas de banho e onsens proibem a entrada de pessoas tatuadas, além de que isso pode influenciar na contratação de uma pessoa em uma entrevista de emprego por exemplo.


12- JOGOS DE AZAR
Muitos japoneses são viciados em Pachinko, um salão de jogos de azar exclusivo no Japão. Essa indústria movimenta mais de 300 bilhões de dólares por ano. Não são raros os casos de bebês que morrem por terem sido deixados sozinhos em casa ou dentro do carro enquanto os pais jogavam pachinko.


13- ROUPAS CURIOSAS
É muito interessante andar nos grandes centros e perceber que os japoneses se sentem livres para vestir o que quiserem. Muitas modas que acabamos vendo apenas em revistas, no Japão podemos ver nas ruas. Além do movimento cosplay conhecido no mundo todo, existem uma série de subculturas no Japão e o mais legal é que todas convivem harmoniosamente umas com as outras.


14- MUITAS BICICLETAS
No Japão, não vemos muitas pessoas andando a pé, especialmente nas cidades do interior. Normalmente, as pessoas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, mesmo tendo carro na garagem. E elas são utilizadas por toda a população, independente da classe social, incluindo, estudantes, aposentados, mães carregando seus filhos e compras e até assalariados de terno e gravata.


15- FUMAR EM LOCAL PÚBLICO
Em muitos locais públicos no Japão não são permitidos fumantes, inclusive nas ruas. Mas existem alguns locais próprios para fumantes. Normalmente são cubículos fechados com um exaustor para sugar a fumaça.


16- COCHILO
Muitos japoneses têm a incrível capacidade de pegar no sono em alguns segundos. No trem, na sala de espera, ou em qualquer lugar que seja possível. Às vezes vemos pessoas dormindo no trem, e acordam milagrosamente na estação certa. E dependendo da situação dormem até em pé!


17- NÃO CONTRARIAM SEUS SUPERIORES
Dificilmente um japonês contraria uma ordem vinda de um superior. A maioria prefere não discutir nem contrariar, mesmo sabendo que um superior está equivocado. Este tipo de situação causa transtornos no serviço. Parece fazer parte da cultura nipônica a obediência sem discussão. E quando o superior fala todos concordam e elogiam, mesmo achando errado.


18- SE CURVAR
No Japão, o ato de se curvar perante alguém é quase uma arte e denota respeito e consideração pelo interlocutor. Apesar de não ser exigido a quem visita o país que o faça na perfeição, é de bom-tom que respeite o costume. Assim, para os turistas, uma inclinação simples da cabeça bastará para cumprimentar alguém.

19- UNIFORMES
Os japoneses tem um amor especial por uniformes. Em praticamente todas as repartições públicas vemos japoneses vestindo um uniforme impecável ou um terno preto padrão. Mas entre os estudantes, percebemos esse amor ainda mais forte, a ponto de não se importarem de passar o dia todo vestidos com ele.


20- RUAS ESTREITAS E SEM CALÇADAS
No Japão, as ruas normalmente são bem estreitas e muitas não tem calçadas. A razão provavelmente é pela escassez de espaço territorial. Muitos motoristas podem estranhar no início por estarem acostumados com as ruas largas do Brasil.


CONFIRA TAMBÉM:
5 costumes americanos que são estranhos para os brasileiros 
9 costumes brasileiros que os gringos invejam 
8 coisas que os gringos pensam sobre os brasileiros
Tecnologia do Blogger.