30 curiosidades sobre a Argentina



Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, a capital. Quer conhecer um pouco mais dos nossos vizinhos?
Então confira agora 30 curiosidades sobre a Argentina:


1- O nome Argentina vem da palavra "argentum", que sifnifica prata em latim. Os espanhóis que chegaram à região no século 16 viram indígenas com o metal e acharam que havia muito por ali. Até tinha, mas não tanto: a prata carregada pelos nativos havia sido saqueada de uma expedição portuguesa.


2- A bandeira da Argentina, composta por duas faixas horizontais em azul e uma branca, tem um figura no centro chamada "Sol de Maio", que é uma representação do deus inca Apu Inti. O nome do mês faz menção à Revolução de Maio, que deu início ao processo de independência da Espanha, entre 18 e 25 de maio de 1810



3- A Argentina foi descoberta em 1502, pelo navegador espanhol Américo Vespúcio. Fonte: 



4- O tango apareceu em Buenos Aires no final do século 19 e era dançado por dois homens, por isso os rostos ficam de lado, para evitar encaradas.


5- Os argentinos se orgulham de ter a avenida mais larga do mundo, com 14 faixas de tráfego, chegando a 140 metros de largura, mas há controvérsias: o Eixo Monumental, em Brasília (DF), com seis faixas, tem 250 metros de largura.



6- Na virada de 2001 para 2002, a Argentina teve cinco presidentes no período de 12 dias: Fernando de la Rua, eleito dois anos antes, renunciou em 20 de dezembro. O presidente do Senado, Ramón Puerta, entrou e só aguentou dois dias. Em seguida, foi a vez de Adolfo Rodriguez Saá, que passou uma semana no cargo. Depois, o presidente da Câmara, Eduardo Oscar Camaño ficou mais dois dias e virou o ano. Em 2 de janeiro de 2002, entrou Eduardo Duhalde, que ficou no posto até maio do ano seguinte.



7- A Argentina é o país com o maior número de psicólogos per capita do mundo. São 56 mil profissionais em atividade, o que dá um psicólogo para cada 649 habitantes. Nos EUA, a proporção é de um para 2.213 habitantes.



8- O ex-jogador de futebol Diego Maradona é idolatrado literalmente no país. A Igreja Maradoniana, criada em 1998, considera o dia 30 de outubro, aniversário do craque, como sendo seu próprio Natal.



9- O futebol é o esporte mais popular da Argentina, claro, mas o rúgbi também tem destaque. Apesar de ser predominantemente amadora, a prática coloca o país na elite mundial da modalidade.



10- Bebês argentinos não podem se chamar Adisabeba ou Merlô. O país tem uma lista de 9.817 nomes quem podem ser aceitos nos cartórios, divididos em grupos para meninos, meninas e ambos os sexos.



11- Em 1977, a Argentina mandou uma grávida para a Antártida para que desse à luz no continente gelado, e assim reclamar direitos sobre o território. O garoto Emílio Marcos nasceu em 7 de janeiro de 1978, com 3,4 quilos e muito frio.



12- A cidade mais ao sul do planeta fica na Argentina. Ushuaia, na província da Terra do Fogo, é o ponto do continente mais próximo da Antártida. Turisticamente, a cidade é chamada de "Fim do Mundo"



14- As ilhas Malvinas, que foram motivo de guerra entre Argentina e Reino Unido em 1982, são conhecidas no resto do mundo como ilhas Falkland. O Reino Unido afirmou seu domínio sobre o arquipélago em 1833, mas a Argentina nunca se conformou e, durante a guerra, conseguiu ocupar o território por dois meses. As ilhas ficam a 500 quilômetros da costa argentina e são consideradas território britânico ultramarino.



15- Além de falar espanhol, os argentinos também falam um dialeto chamado lunfardo. (herdado dos colonizadores e influenciado pelos imigrantes). Outro dialeto usado é o rio-platense, usado pelas pessoas que mora na região do Rio da Prata.



16- Ponto mais alto da Argentina, o Aconcágua, localizado em Mendoza, é também o mais alto do continente americano. Ele tem 6.960 metros de altitude.



17- O argentino Jorge Mario Bergoglio, chamado Francisco, é o primeiro papa da igreja Católica nascido no continente Americano, no bairro de Flores, Buenos Aires, em 1936. Francisco é formado em química e chegou a ser leão de chácara de uma boate na capital do país. Entrou para a vida religiosa depois de receber um fora da namorada.



18- Atualmente, a Argentina tem uma população de mais de 45 milhões de pessoas.



19- Para controlar o câmbio, o governo do país impõe restrições à compra de dólares pelos cidadãos. Quem quiser adquirir moeda estrangeira precisa pedir autorização à receita federal e explicar o motivo da compra. Quem tem um salário abaixo de US$ 1 mil, não pode comprar, e o limite de aquisição é de US$ 2 mil por pessoa a cada mês. As compras online do exterior também são controladas pelo governo.



20- Maradona não é o maior goleador da seleção Argentina. Quem mais fez gol pela seleção foi Gabriel Batistuta, com 56 gols em 78 partidas.



21- Existe um esporte nacional oficial argentino chamado mato, que é jogado com cavalos.



22- O médico, guerrilheiro e revolucionário Ernesto "Che" Guevara nasceu na Argentina, exatamente na cidade de Rosário.



23- O jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró que inventou a primeira caneta esferográfica? Isso aconteceu na década de 1930.



24- Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina. É necessário apenas do documento de identidade.



25- Dois filmes argentinos já ganharam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sendo eles La historia oficial” e “El secreto de sus ojos”.



26- O Argentinossauro (como o nome sugere, descoberto na Argentina) foi um dos maiores dinossauros do mundo.



27- A Argentina é o país da América do Sul que mais ganhou prêmios Nobel. Nesta premiação, os hermanos são penta-campeões.



28- Argentina e Chile são os únicos países da América Latina que possuem IDH (índice de desenvolvimento humano) considerado “muito alto”. O IDH do Brasil é considerado “alto”.



29- O atual presidente da Argentina, Mauricio Macri, já foi presidente do clube de futebol Boca Juniors.



30- A faculdade mais antiga da América do Sul fica na Argentina e foi fundada em 1613. Trata-se da Universidade Nacional de Córdoba.

Tecnologia do Blogger.