Os 10 planetas mais extremos já descobertos



Você algum dia já se perguntou qual o planeta mais quente que conhecemos? E o maior? Hoje vamos responder essa e outras perguntas sobre os "recordes" dos planetas do universo.

Confira também:

Confira agora os 10 recordes dos planetas do universo:


O mais distante da Terra
O planeta Ogle-TR-56b orbita um sol que está a cerca de 5 mil anos-luz da Terra. 
O Ogle-TR-56b foi identificado por causa de seu posicionamento em relação ao seu sol e à Terra e seu nome faz referência a um programa de observação de astros do mesmo nome.


O ano "mais rápido"
Descoberto pelo telescópio espacial Kepler (responsável por encontrar boa parte dos 2.300 exoplanetas de que se tem conhecimento), o planeta se chama EPIC 246393474 b. Ele orbita sua estrela em 6,7 horas (a Terra leva 365 dias para fazer o mesmo movimento) e é o planeta mais rápido já encontrado.


O mais quente
 Os planetas Mercúrio e Vênus são os mais quentes do sistema solar, possuindo respectivamente 430°C e 461°C (Vênus é mais quente por causa do efeito estufa). Mas isso não está nem perto do planeta mais quente já descoberto: o KELT-9b, que alcança nada menos do que 4,3mil°C! Nessas condições, Mercúrio derreteria e se tornaria um mar de lava.


O mais frio
O planeta nomeado OGLE-2005-BLG-390Lb, também chamado de Hoth em homenagem ao planeta gelado de Star Wars, é o mais frio já descoberto, ele tem cerca de 5,5 vezes o tamanho da terra e sua temperatura é de 50 graus acima do zero absoluto (-223ºC), apesar de não estar tão longe de sua estrela, a pequena massa da anã vermelha faz com que a temperatura seja extremamente baixa.


 O maior
Quando estudamos o Sistema Solar aprendemos que o maior dos planetas é Júpiter, possuindo 2,5 vezes a massa de todos os planetas em conjunto. O planeta conhecido como DENIS-P J082303.1-491201 b tem 28,5 vezes a massa de Júpiter! Por ser tão grande os cientistas têm dúvida quanto a sua classificação, podendo ser considerada uma anã marrom, que são estrelas grandes o suficiente para começar um processo de fusão.


 O menor
O planeta Kepler-37b é o menor planeta já descoberto, sendo um pouquinho maior que a lua. Ele foi descoberto em 2013 e fica localizado a 210 anos-luz da Terra, sua temperatura é bem semelhante a de Mercúrio.


 O mais velho
O planeta mais velho de que se tem conhecimento chama-se PSR B1620-26 b tem 12,5 bilhões de anos, 1,3 bilhão a mais que o Universo e sua massa é 2,5 vezes superior à de Júpiter. Ele é mais velho do que as estrelas que orbita: uma de nêutrons e uma anã branca.


 O mais novo
Conhecido como v890 Tauri b, esse é o planeta mais novo de que se tem conhecimento, com apenas 2 milhões de anos e cerca de ¾ da massa de Júpiter, ele orbita uma estrela com a mesma massa do Sol, mas bem maior. Ele ainda está em processo de formação, colidindo com asteroides e outros corpos celestes.


 O com pior clima
Vênus é classificado como o planeta com pior clima e está localizado no nosso próprio Sistema Solar. Ele tem praticamente o mesmo tamanho que a Terra e está envolto em nuvens que causam chuvas de ácido sulfúrico e uma atmosfera que se move muito mais rapido que sua rotação, gerando ciclones de mais de 360km/h. A atmosfera de Vênus é quase 100 vezes mais pesada que a da Terra e é composta por 95% de dióxido de carbono.


O que gira mais rápido
O gigante jovem e gasoso "Beta Pictoris b" gira a vertiginosos 90 mil km/h, de acordo com estudo publicado na revista "Nature".
Na órbita de uma estrela que fica a cerca de 63 anos-luz da Terra, o Beta Pictoris b é mais de 16 vezes maior e 3 mil vezes mais maciço que o nosso planeta, mas seus dias duram apenas oito horas.
"O Beta Pictoris b gira significativamente mais rápido do que qualquer planeta do Sistema Solar", relatou a equipe de astrônomos holandeses. Como comparação, Júpiter gira a uma velocidade de cerca de 47 mil km/h e a Terra, de 1,7 mil km/h.


Confira também:
Quanto tempo de duração tem o ano e o dia de cada planeta do Sistema Solar
30 curiosidades sobre a geografia do nosso planeta
O planeta Terra mostrado em 15 mapas curiosos
Tecnologia do Blogger.