50 fatos curiosos e bizarros sobre a Coréia do Norte



A Coréia do Norte talvez seja o país mais fechado do mundo, a internet lá por exemplo é proibida pras pessoas comuns. E essa é apenas uma das bizarrices do país, confira essa e outras curiosidades sobre esse país tão peculiar.

Confira também:
13 coisas feitas no Brasil que dariam pena de morte na Coréia do Norte

1- A cidade de Kijong-Dong, localizada na Zona Desmilitarizada da Coreia, ficou conhecida como uma cidade-fantasma. Existem rumores de que ela foi erguida na fronteira com a Coreia do Sul apenas para demonstrar superioridade. Na verdade, tudo indica que os prédios eram ocos, não tinham janelas e, portanto, ninguém morava lá.


2- Registros oficiais apontam que o Grande Líder Kim Il-Sung (1948 – 1994) escreveu 1,5 mil livros em um período de três anos e ainda compôs seis óperas completas. De acordo com os mesmos registros, seu filho, Kim Jong-il, teria aprendido a andar com três semanas de idade e havia começado a falar com oito semanas. (Difícil acreditar nesses registros coreanos, né?)


3- Em grandes cidades da Coreia do Norte, as mulheres não podem usar calças ou andar de bicicleta. E as saias devem sempre cobrir os joelhos.


4- Acredita-se que a Coreia do Norte tenha uma quantidade de plutônio suficiente para construir seis armas nucleares e que esteja perto de se tornar um estado nuclearmente armado, o que poderia desencadear uma corrida armamentista na Ásia.


5- O nome oficial da Coreia do Norte é República Democrática Popular da Coreia.


6- A capital e cidade mais populosa da Coreia do Norte é Pyongyang. Mais de 10% da população algo em torno de 3 milhões de pessoas vivem em sua região metropolitana.


7- A Coreia do Norte é, na verdade, um país de regime comunista e uni partidário, ou seja, de partido único. O “Líder Supremo” do país é Kim Jong-Um.


8- O Primeiro-ministro e “Líder Supremo” Kim Jong-Um é neto do falecido Kim Il-Sung, que recebeu o título de “Presidente Eterno da República”.


9- Diversas instituições e construções norte-coreanas receberam o nome do ex-líder Kim Il Sung. São a Praça Kim Il-Sung, o Estádio Kim Il-Sung, a Universidade Kim Il-Sung… Aliás, podemos encontrar imagens glorificando e cultuando as personalidades da família Kim em praticamente todo o país.


10- Acredite se quiser, mas os norte-coreanos marcam o ano a partir do nascimento de Kim Il Sung, o que significa que estão no ano 107 (2018).


11- Filho de Kim Il Sung, o também ditador Kim Jong-Il era conhecido por mais de 50 nomes e títulos: General, Generalíssimo, Grande Líder, Nosso Pai…


12- O governo controla a economia, os meios de comunicação de massa e até a arte norte-coreana. Eventos como o Arirang Mass Games – uma espécie de olimpíada interna – também são organizados e controlados pelo Partido dos Trabalhadores de Kim Jong-Um.


13- O primeiro reino da Coreia – que, apesar de separada politicamente em duas Coreias, é formada por uma só etnia – foi fundado no ano de 2.333 antes de Cristo, aproximadamente.


14- Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coreia era dominada pela China.


15- A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, ela foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).


16- Tanto a Coreia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra Mundial) quando a Coreia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reivindicaram a soberania sobre toda a península coreana, dando origem a futura Guerra da Coreia.


17- A Guerra da Coreia matou mais de 3 milhões de pessoas.


18- Efetivamente, a Guerra da Coreia nunca terminou. Na prática, Coreia do Norte e Coreia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz. Somente em 2018 deram sinais de que podiam finalmente selar a paz.


19- Coreia do Norte e Coreia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.


20- Apesar da população de apenas 23 milhões de pessoas (praticamente igual a da região metropolitana da brasileira São Paulo), a Coreia do Norte possui o quarto maior exército do mundo.


21- A liberdade religiosa é permitida no país, pelo menos teoricamente. A verdade é que o governo patrocina grupos religiosos apenas para dar essa ilusão de liberdade. De qualquer forma, a religiosidade dos coreanos de maneira geral possui fortes influências confucionistas e budistas.


22- Boa parte da população segue uma doutrina filosófica e religiosa chamada Juche, que mistura ideias do cristianismo ao marxismo. Segunda ela, o indivíduo é responsável pelo seu próprio destino.


23- O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150 mil pessoas, fica na Coreia do Norte.


24- No dia 8 de julho é proibido sorrir na Coreia do Norte. Isso mesmo, por mais surreal que possa soar, a risada é vetada neste dia. O motivo é que este dia marca a morte de Kim Il-sung, o fundador do país, avô do atual ditador Kim Jong-un. O decreto existe desde 1994 e proíbe sorrir, levantar a voz na rua, beber álcool e dançar porque todo o país está de luto.


25- O salário médio mensal de um norte-coreano é de U$ 47 por mês.


26- A maior bandeira do mundo encontra-se na capital norte-coreana. Ela possui cerca de 270 quilos e é sustentada por um mastro de 160 metros.


27- Corte de cabelo é assunto de Estado. Acredite, mas o governo só permite 10 cortes de cabelo para os homens e 18 para as mulheres.


28- Ouvir música e assistir filmes estrangeiros pode deixar o cidadão em apuros, pois é considerado crime contra o Estado. E isso não é tudo, se o filme for russo ou indiano, a pena é de três anos de prisão; caso seja americano, a pena certamente é de morte.


29- Para manter a cidade limpa, o governo baniu os cachorros de Pyongyang.


30- De acordo com as leis do país, ter um parente criminoso torna os familiares corresponsáveis pelo crime. Pode parecer bizarro, mas isso contribui em grande parte para os baixos índices de criminalidade em Pyongyang.


31- Os turistas que visitam a Coreia do Norte não podem tirar fotos de monumentos.


32- O país realiza eleições presidenciais a cada cinco anos. O problema é que existe apenas um candidato.



33- A melhor posição da Coreia do Norte em uma Copa do Mundo foi o 8º lugar na Copa realizada em 1966, na Inglaterra.


34- Quando alguém comete alguma infração no país, toda a família dessa pessoa é punida. No caso de traição, o pior dos crimes, todos os integrantes da família são enviados para campos de trabalho escravo, e a pena abrange três gerações de parentesco. O entendimento sobre isso é que o sangue da maldade também circula pelas veias de todos os familiares.


35- O japonês Kenji Fujimoto foi cozinheiro de Kim Jong-il e revelou que o líder norte-coreano só comia grãos de arroz que tivessem sido previamente selecionados. Antes de cozinhá-los, os funcionários inspecionavam grão por grão e escolhiam apenas os que estivessem perfeitos


36- A Coreia do Norte possui um programa espacial que tem um índice de sucesso de apenas 20%.


37- Pesquisadores norte-coreanos (nada tendenciosos) concluíram que a Coreia do Norte é o segundo país mais feliz do mundo, perdendo apenas para a China.


38- Todo mundo sabe que o acesso à internet é restrito e controlado na Coreia do Norte. Por esse motivo, existem apenas 605 usuários no país, o que não representa nem 0,01% da população.


39- Ainda sobre esse tema, sabe-se que a Coreia do Norte tem três hosts na internet, enquanto os Estados Unidos têm 439 milhões.


40- A Coreia do Norte tem o maior exército de todo o mundo, somando militares ativos e em situação de reserva. São cerca de 7,7 milhões de homens e mulheres que fazem parte do exército. Para nível de comparação, o exército dos Estados Unidos tem 1,5 milhão de militares, enquanto o Brasil tem menos de 220 mil.


41- A Coreia do Norte decidiu passar a utilizar o seu próprio fuso-horário, chamado de Tempo Pyongyang. O nome foi dado em homenagem à capital do país. Com a mudança, a Coreia do Norte passou a ficar 30 minutos atrás da Coreia do Sul e do Japão.


42- Recentemente, a Coreia do Norte foi apontada como o país mais corrupto de todo o mundo, ao lado da Somália. De acordo com o Índice de Percepção de Corrupção de 2015, os dois países estão empatados na liderança. Numa escala que vai de 0, para altamente corrupto, a 100, para países limpos, a Coreia do Norte recebeu apenas 8 pontos.


43- Em todo o país, existem mais de 25 mil quilômetros de estradas ligando as diferentes cidades e regiões, mas menos de 3% delas são pavimentadas. Apenas 724 quilômetros recebem a infraestrutura, o que representa apenas 2,83% de todas as estradas da Coreia do Norte.


44- Ao longo de sua história, a Coreia do Norte conseguiu a classificação para duas Copas do Mundo da Fifa, em 1966, na Inglaterra, e 2010, na África do Sul. Na primeira participação, o país conseguiu se classificar para a segunda fase, mas acabou eliminado por Portugal. Já em 2010, a Coreia do Norte não teve nenhuma vitória e conseguiu marcar apenas um gol: contra a seleção brasileira.


45- Os cidadãos norte-coreanos trabalham se segunda a sábado e, no domingo, fazem trabalho ”voluntário” obrigatório. Tempo livre é um luxo que não pertence a eles.

Confira também:
13 coisas feitas no Brasil que dariam pena de morte na Coréia do Norte
Tecnologia do Blogger.