8 coisas que aconteceriam com o seu corpo se você estivesse no espaço sem o traje espacial



Viajar para o espaço deve ter sido uma de suas grandes vontades, na infância, além de querer ser um ou uma astronauta, não é mesmo?
Mas o que aconteceria se você fosse pro espaço se o traje espacial?
Confira agora 8 coisas que aconteceriam com o seu corpo se você estivesse no espaço sem o traje espacial:


Queimação na língua
De acordo com o astronauta Jim LeBlanc, o seu corpo entraria em estado de vaporização e iniciaria um processo de perda de água da sua língua. Em órbita no espaço, a perda da água no seu órgão de degustação faria com que sua língua começasse a queimar como se estivesse realmente em uma panela fervendo.


A pressão no corpo
 A pressão atmosférica externa, que é zero, provocaria uma pressão interna muito grande por causa da falta de oxigênio, seguida de alguns efeitos desastrosos no corpo humano.
Segundo a especialista, os líquidos presentes no corpo instantaneamente ferveriam - daí a importância do traje espacial, que fornece pressão de ar para manter os fluidos no corpo do astronauta em estado líquido. "Se os fluidos fervessem, o resultado seria o inchaço dos órgãos internos, principalmente do pulmão, e os músculos dobrariam de tamanho. Apesar disso, a pele impediria que o corpo explodisse", considera.


Falta de ar
 Falta de ar é outro acontecimento que acomete o seu organismo. Como na superfície terrestre os nossos níveis de sangue e oxigênio nos órgão estão em fluxos normais e constantes, no espaço isso tudo se altera. Em questão de 15 segundos, o seu corpo começa a perder oxigênio e a reação é de inconsciência. A falta de ar acontece e você começa a sentir uma certa agonia no sistema respiratório.


E se eu prender a respiração
É comum pensar que se estivermos com a respiração presa, poderemos aguentar mais tempo no vácuo. Essa é a forma menos eficaz de sobreviver no vácuo, pois a morte seria ainda mais rápida. Como o pulmão está cheio de gases, ao sair de um ambiente pressurizado para o vácuo, todos eles se expandiriam em instantes. Por essa razão, os pulmões seriam rompidos e você morreria em menos de 10 segundos.


Queimaduras por todo o corpo
 O corpo humano não sofre os efeitos dos raios solares porque a atmosfera terrestre nos protege dos raios ultravioletas nos quais estamos frequentemente sendo expostos. Quando o seu corpo vai para o espaço e não utiliza nenhum tipo de proteção, a exposição ao sol acaba te queimando por conta da radiação cósmica. Devido ao fator de você estar mais próximo dos raios solares no espaço e sem a proteção da atmosfera, seu corpo queimaria rapidinho e você viraria torradinha cósmica.


Problemas psicológicos
 Os astronautas chegam a ficar mais de meses fora de suas casas, segundo relata o sistema de operações da NASA. Em viagens de prazo de missão mais longas, os astronautas passam por problemas psicológicos e que o seu corpo já seria afetado caso estivesse sem nenhum tipo de proteção da mesma forma. O seu psicológico fica afetado por conta do isolamento da vida normal da Terra e a observação de um grande espaço que o seu cérebro não consegue imaginar por tamanha imensidão. No espaço, problemas como ansiedade, insônia, depressão e estresse afetariam o seu psicológico de forma letal.


Seu corpo não entra em estado de decomposição
 O processo de decomposição é um acontecimento tido como normal para nós seres humanos aqui na Terra. Assim que você morre, seu corpo, automaticamente, entra em decomposição. Mas quando ele vai parar no espaço, o processo acontece de forma diferente. O seu tronco e membros inchados ficariam queimados e congelados para sempre, seria uma espécie de estado de conservação. Se caso você flutue até uma fonte forte de calor, seu corpo iria queimar em questão de segundos.


Mutação
O espaço possui muitos tipos de radiações, Raios X, raios ultravioletas e radiações gama. Estando neste ambiente e sem proteção para o corpo, esses fatores afetariam o seu DNA de um jeito tão intenso que chegaria a ponto de conseguir desenvolver um câncer em qualquer parte de nosso corpo e em questão de minutos. Além disso, poderia mudar partes do seu corpo alterando a forma, tamanho e até textura.

Tecnologia do Blogger.