50 curiosidades sobre a África



O que você sabe sobre a África? Talvez a primeira coisa que lhe vem a cabeça é a pobreza de países como a Etiópia por exemplo, ou talvez se lembre da vida selvagem. Mas que tal aprender um pouco mais sobre esse continente incrível.

Confira também:
30 curiosidades sobre a geografia do nosso planeta
15 animais que foram extintos no últimos 250 anos
36 cidades e pontos turísticos vistos por cima

Confira agora 50 curiosidades sobre o continente africano:

1. As girafas do norte da África são os animais mais altos do mundo, os machos podendo chegar a 5 metros de altura.


2. Os povos africanos conhecidos como Khoisan, que habitam as regiões da Namíbia, Botsuana e Angola, ainda vivem de forma rudimentar, com hábitos de caça semelhantes aos dos homens das cavernas.


3. A África é o lar do maior animal terrestre vivo do mundo, o Elefante Africano.


4. O país com a menor taxa de urbanização do mundo é Burundi, com 89% da população vivendo em áreas rurais.


5. 40% das crianças africanas entre 5 e 14 anos estão envolvidas no trabalho infantil.


6. Em média, as pessoas das partes mais pobres do continente têm que caminhar cerca de 4 km para buscar água.


7. E a água que eles coletam raramente é potável, é necessário ferver antes do consumo.

8. Estima-se que em média 90 elefantes são mortos todos os dias no continente africano.


9. O animal que mais mata humanos na África é o hipopótamo.


10. Muitos países africanos fabricam cervejas a partir de bananas.


11. Quase a metade do ouro extraído no mundo saiu de um pequeno lugar chamado Witwatersrand na África do Sul.


12. Entre 1530 e 1780, quase 1,5 milhões de europeus foram vendidos como escravos no norte da África durante o que ficou conhecido como Barbary Slave Trade.


13. Lesoto é o único país do mundo a ter toda a sua área acima da altitude de 1.000 metros do nível do mar.


14. O Facebook tem mais de 150 milhões de usuários no continente Africano.


15. O título oficial de Idi Amin, ditador militar e terceiro presidente da Uganda, era “Sua Excelência Presidente Vitalício, Marechal de Campo Alhaji Dr. Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, CBE”


16. Em 2010, o Gana proibiu a venda de roupas usadas.


17. Na África do Sul você está legalmente autorizado a colocar um lança-chamas no seu carro, a fim de deter roubos de carros.


18. A mais alta montanha da África é o Monte Kilimanjaro, na fronteira entre o Quênia e a Tanzânia, com quase 5.895 metros de altitude.


19. Graça Machel é a única mulher no mundo a ter sido primeira-dama de dois países diferentes (Moçambique e África do Sul).


20. Mais pessoas falam francês no continente africano do que na própria França.


21. A Espanha tem duas cidades autónomas situadas na África, Melilla e Ceuta.


22. De acordo com a Pew Research, em 2050, cerca de 38% dos cristãos do mundo viverão na África.


23. A maioria dos corredores mais rápidos do mundo vêm de uma única tribo no Quênia conhecida como o, Kalenjin.


24. Existe uma grande fenda geológica na África que pode, num futuro distante, separar o nordeste da África do restante do continente. Chamada de Vale do Rift, a fenda é um complexo de falhas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africana e arábica.


25. Os africanos falam em torno de mil línguas. Entre as línguas oficiais mais faladas estão o árabe, o inglês, o francês, o português e o swahili.


26. Com 30 milhões de quilômetros quadrados, a África é o terceiro maior continente do mundo. Ela cobre 20% das terras do planeta.


27. O maior país africano é o Sudão, com quase 10% do território continental. O segundo maior é a Argélia.


28. O menor país do continente são as Ilhas Seycheless, na costa do Índico, próximo a Madagáscar. O segundo menor é São Tomé e Príncipe, na costa atlântica.


29. A África é o segundo continente mais populoso do planeta, com um contingente populacional atualmente de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas.


30. O país mais populoso é a Nigéria, com aproximadamente 195 milhões de habitantes. O segundo com maior população é a Etiópia, com cerca de 105 milhões. O terceiro é o Egito, com 100 milhões.


31. As mulheres da tribo Mursi usam um artefato nos lábios, conhecido como botoque, que pode chegar a 12 cm de diâmetro.



32. A maioria dos habitantes do continente segue o cristianismo, o islamismo e as religiões tradicionais africanas. A porcentagem de cristãos é maior no sul e de islamistas no norte. Existem ainda adeptos do budismo, hinduísmo e outras religiões


33. O primeiro Estado africano foi o Egito, formado há mais de 5 mil anos atrás.


34. O maior deserto do mundo é o deserto do Saara, no norte da África, cuja área total é de aproximadamente 9.065.000 quilômetros quadrados, tamanho equiparado ao da Europa.


35. Outro deserto bastante conhecido é o Deserto do Kalahari, no sul do continente. O Kalahari cobre partes da África do Sul, Namíbia e, principalmente, Botswana. O seu nome deriva da palavra Kgalagadi, que significa “a grande sede”


36. O segundo maior rio do mundo é o Nilo, com aproximadamente 7.088 quilômetros de extensão. O Nilo corta 10 países da África (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, Rep. Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito), vindo a desaguar no mar Mediterrâneo.


37. Dos 15 países mais afetados pela AIDS no ano 2000, 11 eram africanos. Atualmente o país com maior percentual de soropositivos é a África do Sul (12% da população). Aliás, a maior parte das vítimas do HIV no mundo habitam a chamada África subsaariana, porção do continente ao sul do deserto do Saara.


38. A África e a Europa estão separados por apenas 14 km


39. O país com a maior taxa de analfabetismo do continente é a Nigéria, com um percentual 24,4% de pessoas que não sabem ler nem escrever. Detalhe: dos 10 países com mais analfabetos no mundo, três estão na África.


40. A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire, em francês) recebeu esse nome devido ao intenso comércio de marfim na região. Atualmente, a base da economia local é o cacau e não mais o marfim.


41. A Costa do Marfim possui duas capitais: Yamoussoukro (capital constitucional) e Abidjan (sede do governo).


42. A África do Sul, por sua vez, possui três capitais: Pretória (administrativa), Bloemfontein (judiciária) e Cidade do Cabo (legislativa).


43. Acredite, a universidade mais antiga do mundo não é nenhuma universidade europeia. A mais antiga é a Karueein, no Marrocos, fundada em 859.


44. A Tanzânia tem a maior taxa de albinismo do mundo. Infelizmente, os albinos são frequentemente caçados por bruxos para serem usados em rituais.


45. Os países mais desenvolvidos da África – ou seja, com Maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – são, por ordem: Ilhas Seychelles, Ilhas Maurício, Tunísia, Cabo Verde e Argélia. Apesar de possuir o melhor IDH do continente, as Ilhas Seychelles está em 50º lugar no ranking geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


46. O último lugar no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas (ONU) é Serra Leoa. Não é sem motivos que é considerado o país mais pobre do mundo. A renda per capita é de 490 dólares por ano e a expectativa de vida é de apenas 39 anos.


47. Além de Serra Leoa, a lista dos 10 países mais pobres do planeta inclui Chade, Mali, Burkina Faso, Etiópia, Níger, Guiné, Guiné-Bissau, Benin e Moçambique.


48. Como se não bastasse figurar num dos últimos lugares do ranking de IDH da Organização das Nações Unidos, o Chade é também considerado o país mais corrupto do mundo. Segundo o relatório anual da Transparency International (TI), uma organização não governamental que luta contra o fenômeno, o único país a ameaçar o Chade na triste posição no ranking de corrupção é Bangladesh, na Ásia.


49. O continente africano tem 53 países.


50. Os países africanos foram por muito tempo colonizados por europeus. Os movimentos de independência do continente só começaram a tomar corpo após a Segunda Guerra Mundial, quando a Europa foi praticamente arrasada pelo conflito. Países como Egito, África do Sul, Gâmbia, Zâmbia e Zimbábue foram colônias britânicas. Angola e Moçambique pertenceram a Portugal. Os franceses colonizaram Tunísia, Marrocos, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Mali, Congo e Madagáscar. A Itália colonizou a Líbia e a Somália. Os alemães ficaram com a Nigéria e a Namíbia.

Confira também:
30 curiosidades sobre a geografia do nosso planeta
15 animais que foram extintos no últimos 250 anos
36 cidades e pontos turísticos vistos por cima
Tecnologia do Blogger.