35 invenções que mudaram o mundo



Durante a história o homem invetou milhares de coisas, seja para facilitar sua vida ou para garantir sua sobrevivência, mas quais seriam as mais importantes, aquelas que mudaram o rumo da história.

CONFIRA TAMBÉM:

Confira agora as 35 invenções mais importantes da história:


35º Óculos
Atualmente, quem sofre com alguma espécie de problema visual precisa simplesmente ir a um oftalmologista para fazer um par de óculos capaz de ajudá-lo a ver o mundo corretamente. No entanto, até o final do século 13, quem nascia com alguma deficiência do tipo tinha que se contentar em viver a vida sem ter como compensar essa condição. Embora restritos à nobreza em seu início, os óculos atualmente são um item essencial que pelo menos alguns de seus conhecidos ou amigos próximos precisa usar em algum momento.


34º Radar
Uma das invenções mais úteis da história, os sistemas de radar surgiram graças a experiências do governo britânico cujo objetivo era criar um “raio da morte”. Embora o líder do projeto, Robert Watson-Watt tenha descoberto que não era possível usar ondas de som para matar alguém, ele percebeu que elas eram uma ótima maneira de monitorar o movimento de objetos distantes.


33º Telescópio
Normalmente atribuída ao fabricante de lentes Hans Lieppershey, a invenção do telescópio permitiu o estudo dos astros e mudou totalmente a noção do lugar ocupado pela Terra no espaço. Atualmente, o dispositivo evoluiu de forma absurda, nos permitindo ter relances de planetas a milhares de anos luz de distância.


32º Vidro
Descoberto durante a Era de Bronze, o vidro é um dos elementos mais úteis para nosso cotidiano e é difícil não encontrar algo que não se beneficie de sua existência. Presente em objetos que vão de edifícios a Smartphones, , utensílios de cozinha, computadores e óculos, essa invenção humana possui uma importância muito maior do que normalmente atribuímos a ela.


31º Sistemas de esgoto
Iniciados como simples depósitos subterrâneos cavados na terra, atualmente os sistemas de esgoto são verdadeiros labirintos que percorrem o subsolo de grandes e pequenas cidades. A separação que eles permitem fazer entre a humanidade e os detritos produzidos por ela não só permitiu que vivêssemos em lugares com cheiros mais agradáveis como também ajudou a acabar com pragas e doenças, o que se refletiu em uma menor mortalidade infantil e em um aumento da expectativa da vida geral.


30º Prensa
Antes de Johannes Gutternberg inventar a imprensa na metade do século 15, o acesso da população em geral ao conhecimento era mínimo. Graças ao dispositivo criado por ele, no entanto, pela primeira vez foi possível produzir livros em larga escala, o que possibilitou não só mudanças na ordem social e econômica, como inspirou milhares de pessoas a trabalhar em suas próprias descobertas.


29º Bussola
Foram os chineses os primeiros a detectar e estudar as propriedades magnéticas possuídas por alguns metais, as utilizando como forma de se guiar por um terreno sem depender do posicionamento de estrelas, da Lua e do Sol. A bússola moderna desempenhou um papel extremamente importante durante a Era Dourada da Exploração, ocorrida entre os séculos 16 e 17, permitindo que países europeus expandissem seus domínios sobre grande parte das Américas.


28º Satélite
Em 1962, era lançado ao espaço o satélite Telstar, primeira iniciativa do tipo criada para ampliar a rede de telecomunicações da Europa. O dispositivo foi o responsável por transmitir as primeiras imagens televisivas geradas a um oceano de distância, ajudando na distribuição de sinais de televisão, imagens, ligações telefônicas e mensagens de fax. Apesar de ainda estar em órbita, a invenção não está mais sendo utilizada e há tempos já foi substituída por equipamentos mais modernos.


27º Plástico
Em 1856, o cientista britânico Alexander Parkes criou a primeira peça de plástico tratando celulose com ácido nítrico, invento que ele batizou como Parkesine. No entanto, uma mistura entre baixa demanda e altos custos de produção fez com que em 1868 sua ideia fosse abandonada. Com o passar dos tempos, evoluções tecnológicas permitiram o desenvolvimento do plástico derivado do petróleo, utilizado em materiais que vão de sacolas plásticas até proteções traseiras de Smartphones.


26º Pregos
O prego é uma invenção muito simples, mas muito necessária. Os primeiros pregos foram observados no Egito Antigo, em 3400 a.C..


25º Bateria
Criada em 1779, a pilha voltaica apresentada pelo cientista italiano Alessandro Volta deu início ao que tempos depois iria se transformar nas baterias de íon-lítio que utilizamos em nossos aparelhos eletrônicos. Não fosse essa invenção, dificilmente teríamos chegado a uma era na qual é difícil pensar em um aparelho que não pode ficar longe de uma tomada para conseguir funcionar corretamente.


24º Celular
Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983. E com isso mudando para sempre a forma de nos comunicarmos.


23º Fotografia
Após séculos nos quais a única forma de retratar uma pessoa era através de pinturas, em 1826 Joseph Nicéphore Niépce criou a primeira imagem fotográfica permanente. Após substituir o betume utilizado em sua invenção por prata, o pesquisador criou o método responsável por permitir que todos guardassem para si retratos fidedignos de seus parentes e amigos, e que eventualmente evoluiu para permitir a criação do cinema e toda a indústria cinematográfica.


22º Ferramentas
Entre as descobertas mais importantes feitas pelos primeiros seres humanos durante o Período Paleolítico está o uso de ferramentas básicas construídas com o auxílio de pedras afiadas. Embora simples quando comparadas com invenções subsequentes, esses dispositivos ajudaram nossa espécie a começar a moldar o mundo a nosso redor, seja através da caça ou da produção de roupas e do corte de árvores.


21º Relógio
Embora relógios solares e dispositivos baseados na água já estivessem sendo usado durante séculos, foi somente no século 13 que os relógios como os conhecemos normalmente surgiram. Apesar de o inventor da tecnologia não ter seu nome conhecido, é indiscutível a contribuição que ele trouxe para a humanidade.


20º Pólvora
Inventada por alquimistas chineses, a pólvora é uma das criações mais mortais já feitas pela humanidade. Inicialmente usada junto a uma espécie de atirador de lança primitivo voltado a atacar inimigos distantes, durante a Idade Média o material passou a ser usado de maneira mais refinada, resultando nas primeiras armas de fogo modernas.


19º Comunicação sem fio
Responsável por permitir a invenção de celulares, notebooks, video games portáteis, entre outros produtos, a tecnologia sem fio teve sua estreia em 1891 graças aos experimentos de Nikola Tesla. Nos anos que se seguiram, a descoberta evoluiu de forma a permitir que o mundo se comunicasse de forma integrada.


18º Dinheiro
Surgiram no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais. Pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e que garante o seu valor. E com isso mudando pra sempre a forma de se fazer comércio.


17º Televisão
Embora o efeito desse aparelho seja questionado até hoje, desde 1926 a televisão tem sido usada como meio de levar entretenimento, notícias e educação a grande parte da população mundial. A popularidade do dispositivo é tanta que em alguns países, como o Brasil, seu alcance é maior do que o de meios de comunicação tradicionais como jornais e revistas.


16º Físsão nuclear
O processo de separar átomos para liberar uma tremenda quantidade de energia levou à criação de reatores nucleares e bombas atômicas.
Vários pesquisadores trabalharam nesse objetivo, mas a descoberta costuma ser creditada aos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann, com colaboração dos austríacos Lise Meitner e Otto Frisch.


15º Carro
Os carros mudaram completamente a nossa forma de transporte, assim como o design das cidades. O que antes era planeado para permitir a movimentação de pedestres e cavalos, hoje é pensado para a circulação de carros, ônibus e caminhões.
O carro foi criado na sua forma moderna no final do século XIX por vários inventores, mas o mais famoso entre eles é o alemão Karl Benz, responsável pela criação do que é considerado o primeiro carro motorizado de uso prático, em 1885.


14º Avião
A única invenção de um brasileiro na lista.
O primeiro avião da história foi inventado pelo mineiro Santos Dumont, o 14-Bis. Dumont voou em Paris por 60 metros a uma altura entre 2 e 3 metros do chão, no dia 7 de setembro de 1906. Mudando assim para sempre o destino do mundo, seja no transporte ou nas guerras.


13º Lâmpada
Em 1835, James Bowman Lindsay demonstrou ao mundo a primeira lâmpada elétrica durante uma demonstração em Dundee. No entanto, aparentemente inconsciente da importância de sua invenção, ele não se preocupou em registrar sua patente, abandonando o projeto para ir trabalhar em tecnologias de telegrafia sem fio. Felizmente, inventores como Thomas Edison trataram de manter o invento vivo, sem o qual é difícil imaginar a vida atualmente.


12º Telefone
Embora a invenção do primeiro telefone seja atribuída a Antonio Meucci em 1849, coube a Alexander Graham Bell, em 1876, apresentar as bases do que viria a se transformar nos aparelhos presentes nas casas de grande parte da população mundial. Não só ele definiu os padrões da área, como foi o primeiro a produzir o dispositivo em grande escala. Em 1886, 150 mil residências nos Estados já possuíam a invenção.


11º Motor a vapor
Inventado entre 1736 e 1775 por James Watt, o motor a vapor estava presente em comboios, navios e fábricas. Graças a ele tivemos a Revolução Industrial.


10º Motor a combustão
A invenção do século XIX (criada por Etienne Lenoir em 1859 e melhorada por Nikolaus Otto em 1876), converte a energia química em energia mecânica e permite movimentar carros modernos e aviões, feitos impossíveis com o motor a vapor.


9º Papel
Criado em 100 a.C., na China, o papel é indispensável na partilha de ideias e no registo de informação. Com ele, ficou mais fácil armazenar dados e libertar espaço da nossa memória para outras funções.


8º Roda
A roda foi criada pelos homens da mesopotâmia em 3500 a.C., para fazer girar a argila que seria moldada para se tornar em cerâmica. Cerca de 300 anos depois disso, a roda foi utilizada numa carruagem.
As rodas são essenciais para a humanidade, importantes para o transporte, geração de energia, construção, indústria têxtil, entre outras máquinas.


7º Números
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos.
Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem.


6º Alfabeto
Acredita-se que a história do alfabeto tenha se iniciado no Egito Antigo, quando já havia decorrido mais de um milênio da história da escrita. O primeiro alfabeto consonantal teria surgido por volta de 2000 a.C..
Quase todos os alfabetos do mundo hoje em dia descendem diretamente deste desenvolvimento, ou foram inspirados por ele.


5º Vacinação
A vacinação já erradicou doenças e estendeu a esperança média de vida dos seres humanos. A primeira vacina, contra a varíola, foi criada por Edward Jenner em 1796.
A vacina de raiva foi criada por Louis Pasteur, em 1885. Se ao ler este nome pensou em leite pasteurizado, pensou corretamente. Ele também criou o processo de pasteurização, que promoveu a segurança alimentar no mundo todo.


4º Computador pessoal
Criado na década de 70, o computador pessoal aumentou em muito as habilidades humanas. Um dos primeiros PCs do mundo foi apresentado em 1974 pela Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS).


3º Eletricidade
A utilização da eletricidade é um processo desenvolvido por muitas mentes brilhantes através dos séculos. Tudo começou no Egito Antigo e na Grécia Antiga, com Tales de Mileto, filósofo, matemático e engenheiro que conduziu as primeiras pesquisas sobre eletricidade.
Já Benjamin Franklin, no século XVIII, também recebeu crédito pelas suas experiências com raios de tempestades, ao demonstrar que eles são um fenômeno de natureza eléctrica. A invenção da lâmpada elétrica foi um divisor de águas no século XIX.


2º Internet
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa.


1º Fogo
Uma discussão antiga leva a esgrimar argumentos que o fogo foi descoberto, e não criado pelo homem. A obra desta “invenção” foi aprender a controlá-lo e usá-lo quando interessasse ao homem. O primeiro uso do fogo aconteceu há mais de 2 milhões de anos, enquanto a ferramenta só foi observada de forma geral em distintos grupos há 125 mil anos.
Foi a procura do calor, da proteção e a possibilidade do homem dominar o ferro e cozinhar os alimentos, permitiram que o fogo passasse a ser o elemento que dominou o mundo em determinada época. A habilidade de cozinhar os alimentos ajudou a humanidade a conseguir mais nutrientes, oferecendo um desenvolvimento maior ao nosso cérebro… vantagem que distanciou o homem de outros primatas.


CONFIRA TAMBÉM:
22 invenções que são brasileiras e você não sabia
21 inventores que morreram por suas invenções
Tecnologia do Blogger.