Os 13 maiores gênios da história



Talvez se essas 15 pessoas não tivessem existido, o mundo estaria uns 500 anos atrasado, tamanha a importância dos seus feitos.
Claro que é quase que impossível, dentre grandes gênios que tiveram na história, escolher apenas 15; Mas nós tentamos selecionar, das mais diversas áreas, as 15 mentes mais brilhantes que já pisaram no nosso planeta. (A lista não está em ordem).

CONFIRA TAMBÉM:
As 10 mentes mais brilhantes da história

Confira agora os 15 maiores gênios da história:


Nikola Tesla
Quem é: Inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, nascido na atual Croácia no ano de 1856.
Importância: Graças a ele a eletricidade chega aos nossos lares e a qualquer outro edifício ao apertar um interruptor. Inventou o motor de indução elétrico, as bobinas para o gerador elétrico de corrente alternada, as velas de ignição, o alternador, a rádio, o controlo remoto, os fluorescentes e a luz de néon, entre outros mais de 700 inventos e 100 patentes que lhe são atribuídos e que modernizaram o mundo. Além disso, é reconhecido como o precursor de todas as redes sem fio.


Marie Curie
Quem é: Cientista polonesa dos séculos 19 e 20.
Importância: Conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade, sendo ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio.
Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes.


Pitágoras
Quem é: Filósofo e matemático grego que viveu no século 6 antes de cristo.
Importância: Alem de filosofo, também foi o homem que deu vida a matemática, embora ela já existisse desde os primórdios da humanidade, mas foi ele quem deu vida a varias formulas que utilizamos hoje na matemática pura, física e na química.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica.


 Albert Einstein
Quem foi: físico teórico alemão, posteriormente radicado nos Estados Unidos, dos séculos 19 e 20.
Importância: seu sobrenome virou sinônimo de genialidade. Além disso, a Teoria da Relatividade geral é um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Desenvolveu a fórmula E = mc², em que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado, a equação mais famosa do mundo.
Recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, fundamental no estabelecimento da teoria quântica.


 Galileu Galilei
Quem foi: físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano dos séculos 16 e 17.
Importância: é considerado um dos fundadores da ciência moderna tanto pelas inúmeras e fundamentais contribuições que fez para a física e a astronomia, como pelo pioneirismo na formulação do método experimental, que estabeleceu as diretrizes de todo o raciocínio científico posterior. Em sua obra Sidereus Nuncius (Mensageiro Sideral), defendeu a hipótese de Nicolau Copernico de que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário. Por isso, foi perseguido e processado pela Santa Inquisição e obrigado a negar publicamente suas ideias.


 Leonardo Da Vinci
Quem foi: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico italiano entre os séculos 15 e 16.
Importância: é autor de pinturas mundialmente famosas, como Mona Lisa e A Última Ceia. Deixou mais de cinco mil páginas com estudos nas áreas de anatomia, arquitetura, astronomia, botânica, geologia, geometria, mecânica e óptica. Foi ainda precursor de equipamentos como a bicicleta, o canhão, o submarino e o paraquedas. Com suas criações e obras, Da Vinci deixou um legado imensurável em relação à ciência e à cultura moderna.


 René Descartes
Quem foi: matemático, físico e filósofo francês do século 17
Importância: é considerado o pai da matemática moderna, ao propor a fusão da geometria com a álgebra, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas. As duas áreas são referência até hoje no ensino das ciências exatas. Também é tido como o fundador da filosofia moderna.


 Isaac Newton
Quem foi: físico, matemático e cientista inglês dos séculos 17 e 18.
Importância: em sua obra-prima, Principia Mathematica, publicada em 1687, expôs as teorias sobre a gravitação e os movimentos, que resultaram em leis da física válidas e aplicadas até hoje. Seu trabalho no campo da óptica é igualmente importante. Dedicou-se ainda a estudos sobre teologia, astronomia, filosofia natural e alquimia, de que particularmente era entusiasta.


 Lavoisier
Quem foi: químico francês do século 18.
Importância: é considerado o pai da química moderna, especialmente por ter formulado a lei de conservação de massas, uma das maiores descobertas da química. A partir disso, o químico observou que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, sua frase mais famosa.


 Thomas Edison
Quem foi: inventor e empreendedor norte-americano entre os séculos 19 e 20.
Importância: mais conhecido pela invenção da lâmpada incandescente, Edison deu muitas outras contribuições para a moldagem do mundo tecnológico atual, como a invenção do fonógrafo, que permitiu a gravação de músicas em dispositivos tecnológicos – é o precursor dos MP3 players e iPods. Suas ideias foram fundamentais para a estrada de ferro eletromagnética, o projetor de cinema, a embalagem a vácuo, a bateria de carro elétrico e a rede elétrica pelo método de corrente direta.
Teve o registro recorde de 1093 patentes.


 Ludwig van Beethoven
Quem foi: compositor alemão dos séculos 18 e 19.
Importância: é um dos compositores mais respeitados e influentes da humanidade. Sua obra foi fundamental para a transição do movimento clássico para o romântico, além de colaborar para o desenvolvimento de novas linguagens na música erudita. Compôs nove sinfonias, das quais destacam-se a Nona, talvez sua obra mais conhecida, a Quinta e a Terceira (também chamada de Heroica).


 Alan Turing
Quem foi: matemático, lógico e cientista da computação britânico do século 20.
Importância: consagrou-se com a construção de uma máquina que, seguindo um sistema formal, podia fazer inúmeras operações computacionais ao mesmo tempo. Devido a seus feitos na área, Turing é conhecido como o “pai da ciência da computação”.


 Stephen Hawking
Quem é: físico teórico e cosmólogo britânico do século 20 e 21.
Importância: entre suas contribuições para a Ciência, destacam-se os estudos sobre os buracos negros, cálculos matemáticos e contribuições para a física teórica comparáveis às de grandes nomes como Albert Einstein e Isaac Newton.


CONFIRA TAMBÉM:
As 10 mentes mais brilhantes da história
Tecnologia do Blogger.