50 curiosidades sobre o Egito Antigo



O Egito antigo nos causa grande fascinação, desde suas belíssimas pirâmides, até a cultura do seu magnífico povo.
Hoje você vai conferir 50 curiosidades sobre uma das mais antigas civilizações que existiu no nosso planeta.

CONFIRA TAMBÉM:
As pirâmides do Egito por um outro ângulo

1- Os antigos egípcios eram muito tolerantes a problemas de ordem genética e médica. O nanismo, por exemplo, era muito comum entre eles. Entretanto, os anões eram muito respeitados. Amenemope, um faraó da 21ª Dinastia, escreveu que os cuidados pelos idosos, doentes e com problemas físicos era uma questão moral.


Os faraós vestiam barbas falsas, metálicas, para imitar a aparência de Osíris, que de acordo com a mitologia, tinha o dever de julgar os mortos.


As mulheres do Egito Antigo usavam excremento de crocodilos como método contraceptivo. Hoje sabemos que as fezes dos crocodilos são levemente alcalinas, como os espermicidas atuais. Por isso, talvez a técnica funcionasse.


Existe muitas indicações que apontam que os antigos egípcios eram gênios da matemática e astrologia. Foi descoberto, por exemplo, que a localização das pirâmides de Giza se alinham perfeitamente com o Cinturão de Orion.


Alguns faraós mandavam cobrir seus escravos de mel, para que as moscas ficassem presas no corpo dos escravos, e não os incomodassem.


Os egípcios gostavam de gastar o tempo livre jogando jogos de tabuleiro. Existem vários jogos, como ‘Mehen’ e ‘Mancala’. Entretanto, o mais famoso é o ‘Senet’, um dos jogos mais antigos do mundo, datando de cerca de 3100 a.C.


A higiene e aparência eram muito importantes para os antigos egípcios. Os homens costumam depilar todo o corpo, e usavam flores e aromas. Como era de se imaginar, os faraós é que ficavam com as fragrâncias mais luxuosas.


O Rio Nilo foi de imensa importância para o Egito Antigo, já que era a principalmente fonte de água do Egito.


O monumento conhecido como Agulha de Cleópatra é um obelisco gigante, transportado de Alexandria para Nova Iorque em 1881. O monumento sofreu mais danos durante o curto tempo em território estadunidense do que em seus 3 mil anos no Egito. A poluição e chuvas ácidas são os imprescindíveis culpados pelos danos.


10- As mulheres, no Egito Antigo, tinham direitos praticamente iguais aos homens, à exceção de suas ocupações. As mulheres podiam casar e se divorciar com quem quisessem; podiam ficar nos empregos que quisessem, mas tinham algumas limitações; administravam propriedades; compravam e vendiam o que queriam e podiam viajar livremente.


Os hieróglifos levavam muito tempo para ser produzidos, e eram empregados apenas nos textos mais importantes, como inscrições em túmulos. Textos comuns eram escritos em hierático, uma forma simplificada dos hieróglifos.


Uma das estruturas mais famosas feitas por seres humanos, a Grande Pirâmide de Giza foi construída com aproximadamente 2,5 milhões de blocos de calcário, pesando cerca de 2,6 toneladas cada. O total de massa da pirâmide é de mais de 6,3 milhões de toneladas.


Um dos faraós mais famosos do Egito, Ramses II reinou o país por 60 anos, e acredita-se que tenha sido pai de 100 filhos. Ele morreu aos 90 anos, uma idade extremamente avançada para a época.


A palavra “faraó” pode ser traduzida para “casa grande”. Ela era utilizada para se referir ao palácio do rei e sua grandeza, e não para o rei especificamente.


Um dos mitos mais comuns sobre o Antigo Egito é que quando um faraó morria, suas famílias, servos e oficiais eram enterrados vivos com eles. Esse tipo de sacrifício humano realmente ocorreu algumas vezes durante a história do Egito, mas não era uma prática comum.


Homens e mulheres se maquiavam no Antigo Egito. Mas nem tanto por beleza, e sim para se proteger do vento e da areia, igualmente queimaduras do sol.


Quando um corpo humano era mumificado, todos os órgãos internos eram removidos do corpo, à exceção do coração. Os egípcios acreditavam que o coração era a fonte da sabedoria humana, igualmente as emoções, memória, alma e a personalidade.


Os egípcios foram os primeiros a adotar o ano de 365 dias, semelhante ao ano solar. Eles fizeram isso para saber quando o Rio Nilo iria inundar. O primeiro calendário foi feito aproximadamente em 3000 a.C.


As pirâmides do Egito não apenas são as mais velhas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas são igualmente as únicas que sobrevivem até hoje. Um provérbio árabe captura perfeitamente a resistência das pirâmides: “O homem teme o tempo, o tempo teme as pirâmides”.


20- Os gatos eram as criaturas mais sagradas para os antigos egípcios. Quando um gato morria, cada membro da família cortava suas próprias sobrancelhas em sinal de luto. Gatos mortos ocasionalmente eram mumificados e enterrados em um cemitério especial.


Poucas mulheres alcançaram o status de governantes do Antigo Egito. Algumas das mais notáveis rainhas foram Nefertiti, Hatsheput, Neithikret, Sobekneferu e a mais famosa Cleópatra.


Cleópatra foi descrita como uma mulher de beleza incrível, alguém a quem era brilhante observar. Entretanto, estudos recentes baseados nos seus bustos e retratos em moedas sugerem que ela possuía uma aparência “comum”, com um visual possivelmente masculino e com nariz de gancho.


Um mito popular conta que foram os soldados de Napoleão que quebraram o nariz da Esfinge. Entretanto, esboços da Esfinge, criados décadas antes de Napoleão, indicam que o nariz já não estava presente há mais tempo. Mesmo hoje não sabe bem quem ou o que causou a queda do nariz do monumento.


Muitas pessoas pensam que a tumba de Tutankhamon estava intacta quando Howard Carter a descobriu em 1922. Mesmo que “Tut” não tenha sido um grande faraó, seu túmulo recebeu vários tesouros valiosos. Entretanto, sua tumba não estava intacta, e já havia sido roubada várias vezes durante a antiguidade.


Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos. 


No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido. 


No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir bênção ao casamento. 


Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada. 


As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais. 


30- Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho. 


As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais coloridos, misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas. 


Os meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros. 


Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola. 


Os sarcófagos dos faraós eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago. 


O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito. 


No Egito Antigo havia o divórcio. As mulheres podiam ficar com os filhos e também com parte dos bens do casal. Elas podiam também se casarem novamente. 


As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões. 


O faraó Aquenáton (Amenófis IV), que governou o Egito Antigo entre 1353-1336 a. C., tentou instituir o monoteísmo. Este faraó tinha por objetivo tirar o poder dos sacerdotes, instituindo o culto a um deus único: Aton. Como ele seria o único representante deste deus na Terra, concentraria também todo poder. Porém, a tentativa não foi para frente, sendo abandonada pelos governantes seguintes. 


Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.


40- Um faraó nunca deixava que seu cabelo fosse visto, ele sempre usava uma coroa ou uma espécie de touca chamada de nemes (o ornamento listrado que ficou famoso por estar presente na máscara dourada de Tutankamon.


Embora os antibióticos só tenham aparecido no século 20, a medicina popular antiga já combatia infecções, só que utilizando elementos presentes no dia a dia da época, como alimentos mofados ou terra. No Egito Antigo, por exemplo, as infecções eram tratadas com bolor de pão.


Os egípcios ricos da época usavam perucas enquanto as pessoas das demais classes sociais possuíam o cabelo comprido e frequentemente usavam tranças. Até os 12 anos de idade, os meninos egípcios tinham a cabeça raspada, exceto por uma mecha de cabelo – era como uma proteção contra pulgas e piolhos.


Os egípcios acreditavam que a Terra era plana e redonda (como uma panqueca) e que o Rio Nilo corria bem no meio do planeta.


Os soldados egípcios eram usados como uma força policial interna. Além disso, eles também coletavam impostos para o faraó.


A primeira pirâmide construída pelos egípcios antigos (a Pirâmide de Degraus de Djoser, edificada por volta do ano 2600 aC) era originalmente cercada por uma parede de 10 metros de altura. O muro possuía também 15 portas, e apenas uma delas de fato abria.


Os egípcios antigos desenvolveram seus próprios preservativos há mais de 3 mil anos, feitos de linho colorido e imersos em azeite. Eles também fizeram uso da membrana do intestino de animais, como ovelhas, para prevenir doenças infecciosas.


Independentemente do seu status de gênero ou social, os egípcios antigos usavam cosméticos. A maioria dos produtos tinha uma base de óleo feita com frutas ou nozes moídas. Eles também usaram sabão feito de natrão, um tipo de pasta feita com cinzas ou argila. Quanto aos cabelos, eles os cobriam com óleo, ou até mesmo raspavam a cabeça e usavam perucas.


Óleos, massas, tâmaras, cebolas, alho, linhaça, endro, mirra, ópio, bem como vários minerais, como sais de chumbo, antimônio e cobre, foram utilizados pelos antigos egípcios para fins medicinais. Eles também usavam carne, cérebro e sangue dos animais. Todos esses medicamentos eram cozidos ou administrados em leite, vinho ou cerveja.


Os egípcios antigos desenvolveram sua própria matemática há cerca de 5 mil anos, usando hieróglifos e escritos hieráticos, em oposição aos vários sistemas numéricos em uso em todo o mundo hoje em dia. O exemplo mais convincente da proeza matemática egípcia antiga pode ser encontrado no templo de Abu Simbel. Duas vezes por ano, os rostos do faraó Ramsés II e dos deuses Amun e Ra são iluminados pelos raios do sol.


50- A fim de manter suas casas frescas, os antigos egípcios penduravam panos molhados nas portas e janelas. Quando ventava ou havia uma brisa, suas casas ficavam mais agradáveis graças ao resfriamento evaporativo.

CONFIRA TAMBÉM: 
As pirâmides do Egito por um outro ângulo
Tecnologia do Blogger.