Como se livrar do bafo (mau hálito)



As vezes, o segredo para melhorar aquele bafinho desagradável está em algumas mudanças simples de hábito. O jeito de se alimentar, os rituais de higiene e até o tipo de produto que é usado para fazer essa higienização podem fazer toda a diferença. 
Pensando nisso, resolvemos trazer 18 dicas para se livrar do mau hálito (halitose):

CONFIRA TAMBÉM:
15 curiosidades sobre o mau hálito (bafo)


Faça gargarejo
Sempre antes de dormir e ao acordar faça o ritual nessa ordem: passe o fio dental, escove os dentes, limpe a língua com um limpador adequado e, por fim, aplique o enxaguante (a base de dióxido de cloro) na forma de gargarejo por dois minutos.


Primeiro o café da manhã, depois a escova de dentes
Após esses rituais matinais e noturnos, não coma nada por 30 minutos. Ou seja, de manhã é importante tomar o café da manhã primeiro e depois fazer a higiene bucal.


Nada de limpar a língua na hora do almoço
Na hora do almoço, repita a higienização sem usar o limpador de língua para aliviar as papilas linguais.


Dióxido de cloro
Enxaguantes à base de dióxido de cloro são efetivos no tratamento da halitose, pois seu princípio ativo reage com os compostos voláteis (mau cheirosos) e os transformam em sais que não são voláteis. Uma dica: eles sempre devem ser aplicados depois da limpeza da língua para começarem sua ação nas regiões mais profundas (entre as papilas linguais). Recomenda-se usá-lo três vezes ao dia.


Tenha sempre um chiclete na bolsa
Sempre que sentir a boca seca, recorra a mecanismos que aumentam o fluxo salivar, como mascar chicletes (sem açúcar) ou borrachas de silicones próprias para incentivar a salivação (a saliva ajuda a manter a boca limpa e livre de germes e bactérias). Essas borrachas são atóxicas e inodoras. Além disso, elas auxiliam no combate à cárie. Para quem tem problemas frequentes de boca seca, o ideal é mastigá-las três vezes ao dia.


6. Alimentos detergentes para limpar a boca
Sempre que possível coma alimentos duros e fibrosos. Esses “alimentos detergentes” têm maior ação de limpeza, pois são capazes de fazer uma raspagem nos dentes evitando o acúmulo de bactérias em sua superfície. Exemplos: maçã, pepino, cenoura e aipo crus ou com casca.


Controle a ansiedade e pare de morder os lábios
Evite morder os lábios ou as bochechas, esse hábito descama a mucosa bucal fazendo com que células mortas se depositem na língua formando a saburra lingual, uma das principais causas do mau hálito.


Inspire, expire
Se policie para não respirar pela boca, esse hábito também descama a boca, além de ressecar toda a mucosa, diminuindo o fluxo salivar.


Beba muita água
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Manter a boca sempre úmida facilita na sua limpeza e evita seu ressecamento.


A laranja pode ser a melhor amiga do hálito puro
Consuma bastante laranja. Essa fruta é rica em ácido cítrico que estimula as glândulas salivares e refresca o hálito, impedindo a formação da saburra.


Fique atento a doenças mais sérias
Como algumas causas da halitose são doenças sistêmicas, é bom procurar médicos especializados para ter certeza que o mau hálito não existe por causa de amidalites, intestino preso, diabetes mal controlados, entre outras.


Xô comidas “gordas” e com cheiro forte
Evite comer em excesso alimentos com odor carregado ou muito ricos em gorduras e proteínas. Exemplo: alho, cebola, queijos amarelos e carnes.


Cuidado com os remédios que você toma
Caso esteja tomando algum tipo de medicação, vale conversar com seu médico e procurar saber se tal medicamento pode alterar o fluxo salivar. Caso sim, veja se é possível trocá-lo por outro ou peça ao médico que indique estimuladores de saliva.


Sem essa de ficar muito tempo sem comer
Nunca fique mais de três horas sem comer. Com o estômago vazio o suco gástrico é sentido na boca. O ideal para o hálito, e para a saúde, é comer a cada três horas.


Se nada der certo, procure um especialista
Se o problema persistir por semanas, é extremamente necessário que um profissional especializado seja procurado.


Pode ser psicológico
Acreditem ou não, alguns estudiosos do comportamento dizem que pessoas pouco sociáveis, ansiosas e que querem se isolar costumam desenvolver mau hálito como forma de afastar os outros.


Fuja do café e cigarro
Café costuma criar uma película na língua impedindo a oxigenação e claro, onde não há oxigenação, as bactérias proliferam. Prefira leite, um suco ou vitamina de frutas. O cigarro tem ação vasoconstritora e diminui a irrigação sanguínea nas gengivas e consequentemente a diminuição das defesas contra as bactérias que proliferam e causam a periodontia. Quanto ao hálito do cigarro nem precisa de maiores explicações.


Use o fio dental
Nenhuma escovação é completa sem o uso do fio dental. O fio não apenas deve entrar e sair por entre os dentes. Ele deve “abraçar” o dente afundando para dentro das gengivas sem forçar e sem machucar e ser puxado para fora retirando as impurezas. Repita de cada lado do dente. Isso evita o acúmulo de tártaro.


CONFIRA TAMBÉM:
15 curiosidades sobre o mau hálito (bafo)
Tecnologia do Blogger.