A história do navio Titanic em 20 fotos



O RMS Titanic foi um navio britânico, o maior navio do mundo no final de sua construção, que afundou na noite de 14 a 15 de abril de 1912 durante sua viagem inaugural de Southampton a Nova York.
Entre os seus passageiros estavam as pessoas mais ricas da época e vários imigrantes irlandeses, britânicos e escandinavos que procuravam uma vida melhor na América do Norte. O navio foi projetado para ser o melhor em luxo e conforto, com academia, piscina, biblioteca, restaurantes de luxo e cabines opulentas para viajantes de primeira classe.
Confira agora a história do navio Titanic em 20 fotos:


O “Royal Mail Steamship Titanic”
 O "Royal Mail Steamship Titanic", foi conhecido como o maior transatlântico britânico de passageiros, construído no estaleiro de "Harland & Wolff" em Belfast, uma cidade na Irlanda do Norte. Esta era parte de dois outros navios gêmeos chamados "RMS Olympic" e "RMS Britannic".


Um sonho tornado realidade
Joseph Bruce Ismay, presidente da empresa naval White Star Line, e Lord William Pirrie, presidente dos estaleiros Harland e Wolff, decidiram em 1907 construir três navios para competir com o RMS Lusitania e o RMS Mauretania da rival Cunard Line. Estes novos barcos seriam os maiores, os mais luxuosos e os mais seguros até então, já que para os dois homens a melhor aposta era competir com seus rivais britânicos e alemães com elegância e não em velocidade.


 Os nomes
Posteriormente, os nomes Olympic, Titanic e Gigantic foram escolhidos (depois mudados para Britannic), em referência às três raças da mitologia grega: os olímpicos, os titãs e os gigantes. Os projetos dos três navios foram feitos nos escritórios Harland e Wolff em Belfast, Irlanda.


 O desenho
Os designers eram William Pirrie, seu sobrinho Thomas Andrews, gerente de construção e chefe do departamento de design de Harland e Wolff, e seu cunhado Alexander Carlisle, designer-chefe e gerente geral do navio. As responsabilidades de Carlisle incluíam decorações, o equipamento, os dispositivos de segurança e todos os arranjos gerais, incluindo a implementação de um sistema eficiente de gaiteiros para embarcações salva-vidas.


 O Financiamento
Os planos finais foram concluídos no outono de 1908 e os materiais necessários para a construção foram encomendados por Harland e Wolff. Sua construção foi financiada pelo empresário norte-americano J. P. Morgan e sua empresa internacional Mercantile Marine Company, e começou em 31 de março de 1909.


 Custo
O custo total foi de 7,5 milhões de dólares no momento, ou seja, cerca de 172 milhões de dólares à taxa atual. Para diferenciar os dois irmãos, o Olímpico foi construído com o casco pintado de branco, enquanto o Titanic foi construído com o casco pintado de preto.


 Os camarotes
As cabines de primeira classe padrão foram adornadas com painéis de madeira branca, móveis caros e outras decorações elegantes. Eles só tinham banheiro compartilhado que tinha água quente e fria. Também tinha fogões elétricos.


 As suítes mais luxuosas
No caso das quatro suites mais luxuosas, foram utilizadas chaminés com fogões elétricos lindamente embutidos nas salas de estar. Como uma inovação na viagem da época, o Titanic teve três elevadores para a primeira classe e um para a segunda classe.


 Coberturas e botes
O navio tinha regras de segurança muito antigas, tinha menos botes salva-vidas do que realmente precisava, nem chegou a metade dos passageiros, apenas 1178 pessoas podiam usá-los.


 Os blocos
Em direção à proa estava a ponte e o primeiro bloco, que incluía os quartos dos oficiais, a sala de radiotelegrafia marconi, as máquinas que moviam os elevadores e seis salas simples de primeira classe. Nas paredes deste bloco havia janelas circulares que iluminavam os quartos interiores de primeira classe do convés inferior.


 O segundo bloco
O segundo bloco foi formado pela primeira escadaria e pelo ginásio. A escada cobriu este deck e, no nível superior havia uma cúpula de vidro que proporcionava luz natural à escada ao longo de seus níveis por meio de claraboias em ambos os lados.


 Tripulação
Entre as quase novecentas pessoas que faziam parte da tripulação do Titanic, 66 pertenciam à equipe do convés (oficiais, marinheiros, vigias e capatazes), 325 eram mecânicos (trabalhadores do carvão, fogueteiros, engenheiros, eletricistas, etc.) e, finalmente, 494 eram membros da equipe de atendimento (comissários de bordo, delegados, cozinheiros, operadores de rádio, etc.)


 O capitão
O capitão do navio era o capitão Edward Smith, o oficial mais respeitado da White Star Line e um capitão extremamente popular entre os passageiros de primeira classe, tendo comandado todos os maiores e mais novos navios da empresa desde 1904.


 Orquestra da primeira classe (Roger Bricoux na foto)
A orquestra do Titanic foi composta por oito músicos. No entanto, a banda atuou em dois grupos diferentes; um era um quinteto liderado pelo violinista Wallace Hartley, de 33 anos, e o outro um trio musical que tocava para os clientes do restaurante à la carte. Cada conjunto tinha seu próprio repertório melódico. Em circunstâncias normais, eles não tocaram melodias juntos, embora Hartley exercesse a supervisão direta sobre todos os músicos.


 Viagem inaugural
O navio começou sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) para Nova York na quarta-feira, 10 de abril de 1912, com o capitão Edward John Smith ao comando, que antes da viagem dizia que esse seria o seu último comando antes de se retirar porque ele queria passar mais tempo com sua esposa e filha.


 O desastre
Os dias se passaram sem incidentes, mas em 13 de abril, começaram a chegar os primeiros relatos de avistamento de blocos de gelo na rota; pelo menos uma dúzia de mensagens foram recebidas antes do telégrafo Marconi falhar por um período de 10 horas.


 O perigo de icebergs
Uma vez que a comunicação na estação de rádio foi restaurada, os radiotelegrafistas começaram a receber avisos sobre o perigo de icebergs, que foram ignorados ou não foram considerados pelos agentes de substituição. Geralmente acreditava-se que o gelo não era um perigo muito preocupante para os grandes navios. A passagem de navios muito perto do gelo não era incomum, e mesmo algumas colisões frontais não tinham sido desastrosas.


 O impacto
O atrito do gelo com a massa de mais de 46 mil toneladas a alta velocidade gerou energia suficiente para rasgar as placas de aço do lado de estibordo do navio, cerca de 5m abaixo da linha de água. Embora a largura das quebras não ultrapasse 5 cm, afetando cinco compartimentos do convés inferior, o navio teve danos fatais.


 Naufrágio
Durante este tempo, a tripulação teve os passageiros embarcados nos botes salva-vidas, começando com as das classes superiores. Os primeiros barcos estavam ocupados com poucos passageiros. E, embora o navio atingisse as medidas de resgate exigidas pela legislação em vigor, a capacidade dos botes salva-vidas não era suficiente para o número de pessoas a bordo, entre passageiros e a tripulação.


 Descoberta dos restos
Os restos do Titanic foram localizados em 1 de setembro de 1985 às 1:05 a. m. por uma expedição franco-americana liderada por Jean-Louis Michel do IFREMER e pelo Dr. Robert Ballard da instituição oceanográfica Woods Hole. A descoberta dos restos feitos pela equipe de Ballard e Michel fez com que voltasse ao presente o interesse pelo Titanic, desde então, inúmeras exposições de objetos resgatados do naufrágio e o aparecimento de sociedades históricas e culturais que disseminam e investiram tudo relacionado ao transatlântico.

Tecnologia do Blogger.